Portal AuToCaRaVaNiStA - G.A.P. Grupo AuToCaRaVaNiStA Português - O SEU PORTAL DE AUTOCARAVANISMO GRATUÍTO, INDEPENDENTE, SEMPRE CONSIGO.

ZUMAIA - GUIPÚZKOA - PAÍS BASCO - ESPANHA

Ao fundo - Igreja de S. Pedro de Zumaia

Apontamento AuToCaRaVaNiStA:
Zumaia é um Município Espanhol da Província de Guipúzcoa, Comunidade Autónoma do País Basco. Vila piscatória pitoresca, muito agradável, com boa gastronomia ligada à pesca, (embora um pouco caro) com uma grande variedade de pratos, bocadillos, pintchos, etc. Existe na Marina (Erandio) um parque de autocaravanas com pernoita, e serviços mínimos de serviço completo e gratuito. A poucos metros, existe um estaleiro naval de reparação de navios de grande porte. Local de passagem a caminho do centro do País Basco.


            HISTÓRIA:
Situado na confluência do Mar Cantábrico e da Baía dos rios Urola e Narrondo, Zumaia é um dos três Municípios que compõem a Costa Basca e Geopark. O Casco Histórico ainda mantém o seu traço medieval. O seu Patrono é S. Pedro, e a Igreja de estilo Gótico com o mesmo nome foi construida no século XIII, construído no ponto mais alto de Zumaia, e que mais parece um castelo, dada a sua natureza de fortaleza. Composto de uma só nave, o seu interior é um dos mais belos espaços gòticos de Euskadi, e que destaca um retábulo da autoria de Juan de Anchieta. Este imóvel está classificado como um Monumento Nacional.


Visitando um pouco mais este território, (Zumaia e Ubillos) e depois de nos embrunharmos pelas ruas estreitas, da Vila, destacamos outros edifícios de grande interesse patrimonial e histórico, como, os Palácios Olazabal e Goicotorre, e as praias de Itzurun e Santiago. 

A Praia de Itzurun, muito rica em iodo, é a mais próxima do centro histórico, sob a proteção da capela de San Telmo. A Praia de Santiago no extremo da Vila, junto aos pântanos do rio Urola. Existe aqui próximo, também o Museu de Zuloaga, que foi a casa e o estudio do conhecido pintor Eibar, e onde parte da sua coleção é mantida.




Outros pontos de interesse turístico onde são vistas as espectaculares falésias, muito interessantes a partir do ponto de vista geológico na praia de Deba Itzurun. Pode fazer-se um belo passeio para admirar as formações rochosas únicas que se elevam acima do mar.



Na maré baixa, é exposto um fenómeno peculiar conhecido como Flysch . Esta é uma área de abrasão provocada como um resultado da erosão do mar, formado por diferentes camadas de calcário e arenito.



  FESTAS DE SAN TELMO:

Esta Vila tem uma grande tradição marítima, e os seus principais festivais são San Telmo (padroeira dos marinheiros), onde é habitual sair vestido de azul com roupas típicas dos pescadores. Incluem vários eventos, como a procissão do dia de San Telmo, os tamborradas, jogos de bola, os trainerillas corrida. Estas festividades são San Pedro, que incluem um programa variado, terminam com fogos de artifício, e concertos , etc.


Portal AuToCaRaVaNiStA
Grupo AuToCaRaVaNiStA Português
Copyright AuToCaRaVaNiStA - by jbmendes