Portal AuToCaRaVaNiStA - Grupo AuToCaRaVaNiStA Português - O SEU PORTAL DE AUTOCARAVANISMO INDEPENDENTE SEMPRE CONSIGO.

PASSADIÇOS DAS RIBEIRAS DO RIO UÍMA - FIÃES - FEIRA


Apontamento AuToCaRaVaNiStA:
Os passadiços do Parque Natural das Ribeiras do Rio Uíma, situam-se maioritariamente na Freguesia de Fiães, Concelho de Santa Maria da Feira, "Distrito de Aveiro", a cerca de 20 kms do Porto Portugal.
O Rio Uíma tem a sua nascente no lugar de 2 Igrejas em Romariz - Santa Maria da Feira, e desagua em Crestuma - Lever, no Rio Douro, a jusante da barragem hidro-elétrica.
PARQUE SUL: Coordenadas GPS - N 40º59'10" - W 08º30'32"


O Rio às Avessas que percorre e atravessa o Centro de Fiães, desagua igualmente no Rio Uíma, onde se cruzam e misturam, aqui exatamente nas Ribeiras, que é um paraíso natural e ambiental no seu estado puro e selvagem, e que se pode ver, ouvir e sentir tudo o que a rodeia num ambiente puramente natural, isento de ruídos estranhos, onde apenas se ouve o murmurar do vento (quando há) o chilrear dos pássaros, o som das águas cristalinas, e os aromas da enorme biodiversidade que existe neste espaço idílico e natural. 


O MELHOR QUE FIÃES OFERECE:

É o melhor que a cidade de Fiães tem para oferecer aos visitantes no momento, já que está em curso novas obras de interligação, através do Miradouro do Monte das Pedreiras, que está a sofrer também algumas melhorias com a aquisição de uma antiga fábrica de calçado, que irá ser demolida para extensão daquele parque de lazer, situado próximo das Piscinas Municipais. 



Existe ainda um projeto no ar, lançado por um órgão de comunicação independente, "Tribuna Fianense" ao qual o Portal AuToCaRaVaNiStA se associou em parceria, no sentido de se criarem condições para integrar um Parque de Autocaravanas, na nova fase de investimento nestas infraestruturas de preservação da biodiversidade e do ambiente de natureza que Fiães possui em grande escala. 


Em conformidade com o diálogo mantido com a Direção da Tribuna Fianense (promotora desta ideia) foi feito um croqui de um eventual projeto para a zona central da Cidade, que incluiria um Parque de Lazer com, Parque de Estacionamento - Leito inicial do Rio com cascata - Parque de Merendas - Praia Fluvial - Zona Verde com churrasqueiras - Ponte com cascatas em escada - Velhos Moinhos transformado em Bar e Restaurante - Moinho de exibição didático, etc. 


Existe ainda neste contexto, "Projeto Cidade Verde", um conjunto de condições favoráveis para a extensão desta infraestrutura ao passadiço das Ribeiras do Rio Uíma, onde futuramente se poderia alargar o Parque da Cidade com as tais condições para um Parque de Autocaravanas - Um Mini-Parque de Campismo - Um campo de Mini Golfe, Bar de apoio, etc. Estes foram os pontos que o Portal AuToCaRaVaNiStA abordou com a administração da Tribuna Fianense, e da qual dá o seu total apoio.


Ponte Romana (foto antiga)
Ponte Romana (foto recente)
Esperemos é que estas ideias se desenvolvam para fora do papel, já que catapultavam Fiães para o lugar que merece "CENTRO DA FEIRA" outrora uma terra um pouco mais evoluída que as suas congéneres, agora, uma terra esquecida e atrasada em relação às suas congéneres.


Ideia/Projeto para extenção do Parque Natural das Ribeiras do Rio Uíma - Praia Fluvial do Chão do Rio - Fiães - Feira


Fiães tem excelentes recursos para evoluir para uma terra de prosperidade e visão "Turística Nacional e Internacional", é preciso é meter mãos à obra, e para isso Fiães conta com o poder politico, e principalmente com o seu Presidente Emídio Sousa em prol da sua terra. O site do sitio dos Passadiços. 


"PROJETO CIDADE DE FIÃES"

Este texto foi elaborado conjuntamente, e em parceria, com as administrações do Portal AuToCaRaVaNiStA - Grupo AuToCaRaVaNiStA Português, e a Tribuna Fianense - Orgão de Comunicação Social Independente.

              HISTÓRIA:

O Parque das Ribeiras do Rio Uíma, integrado nas freguesias de Fiães (maior parte) e Lobão, combina vários sistemas de zonas húmidas, terrestres e ocupação humana, formando uma extensa várzea.



Aqui podem observar-se espaços muito ricos a nível da diversidade de habitats, albergando grande número de espécies vegetais e animais. Com a valorização das margens do Rio Uíma, nomeadamente com intervenções de preservação da biodiversidade e conservação do corredor ecológico, criaram-se condições para observar de perto os habitats naturais. É possível neste espaço realizar percursos pedonais, com interpretação de ecossistemas ribeirinhos com estatuto de proteção, e observar os ciclos de transformações anuais num equilíbrio harmonioso entre as condições naturais e sistemas humanizados. 
Fonte: www.rio-uima.pt

            APARTES:

ESTÓRIAS:


Entretanto vão surgindo alguns testemunhos do tratamento que se dá ao meio ambiente e à sua preservação, ou melhor à falta dela, quando outros interesses económicos se deparam! Infelizmente as coisas processam-se assim, uns interesses sobrepõem-se a outros mais importantes, o do vil metal.



TESTEMUNHO:


"Queria dar-vos o meu testemunho do passeio que dei, recentemente, até à nascente do rio Uíma em Duas Igrejas, para que tenham conhecimento das atrocidades que estão a ser cometidas, numa área tão rica em biodiversidade como esta.




A meio do caminho, já no limite da freguesia, deparei com uma enorme terraplanagem da A32 em construção, que cobriu um vasto trecho do leito do rio Uíma, agora entubado, e que se preparam para desviar através de uma passagem hidraulica, que ficará debaixo da nova via em construção. Não poderiam ter adoptado uma solução alternativa em viaduto, que mantivesse o leito do rio a céu aberto, e não afectasse a linha de água? Foi para poupar uns “cobres”, ou os senhores projectistas e do mi(ni)stério do ambiente não se deram ao trabalho de visitar o local? Apregoa-se à boca cheia a defesa do ambiente, mas na prática, e aos poucos, vão-se cometendo erros irreparáveis."José Bento"


"E ASSIM VAI O NOSSO PORTUGAL"

Portal AuToCaRaVaNiStA 

Grupo AuToCaRaVaNiStA Português
Copyright AuToCaRaVaNiStA - by jbmendes