Portal AuToCaRaVaNiStA - G.A.P. Grupo AuToCaRaVaNiStA Português - O SEU PORTAL DE AUTOCARAVANISMO GRATUÍTO, INDEPENDENTE, SEMPRE CONSIGO.

IGREJA DE STº ANDRÉ - CODESSOSO - CELORICO DE BASTO


Apontamento AuToCaRaVaNiStA:
Codessoso é uma freguesia Portuguesa, pertencente ao Concelho de Celorico de Basto, Distrito de Braga.
Codeçoso, ou mais vulgarmente conhecido por Codessoso, já que se encontram várias denominações para esta Freguesia, a contar com a própria toponímia espalhada por sinais estáticos na estrada, no GPS, ou mesmo na Internet, com estas duas formas de nome desta Freguesia de Celorico de Basto.Terra de um Empresário Português de nome reconhecido, "Mota & Cº Lda" Empreiteiros e obras públicas, tem aqui uma estátua em bronze, e dá o seu nome ao Edifício Social da 3ª Idade, que fica mesmo defronte à Igreja de Santo André da qual damos aqui o respetivo destaque. 

A Igreja acenta numa construção em blocos de granito rosado muito agradável à vista, com formas de arquitetura originais como se pode comprovar pelas fotos. No interior está ornamentada com painéis de azulejos muito coloridos, com figuras de anjos, também muito agradável à vista. Um conjunto único mandado produzir por encomenda por um outro benemérito da terra.
à nossa chegada, foi logo prontamente oferecida a abertura da Igreja para que a pudesse-mos contemplar, por uma senhora que detém a chave na sua posse, e teve o maior orgulho em nos mostrar o Ex-libbris de Codessoso. Um bem haja para ela, e para o povo de Codessoso pela simpatia com os turistas que os visitam.

               HISTÓRIA:
IGREJA DE STº ANDRÉ:
A paróquia de Santo André de Codessoso era curato anexo à vigararia de Telões, no antigo concelho de Celorico de Basto. Passou mais tarde a reitoria independente, com o título de reitoria.



Esta freguesia, juntamente com a freguesia de São Pedro de Aboim
no concelho de Amarante, formavam o couto das Tábuas Vermelhas da igreja de Nossa Senhora da Oliveira de Guimarães. O pároco era cura da apresentação da Colegiada de Guimarães. Em 1758, existia nesta paróquia a Irmandade do Senhor. Pertence ao concelho de Celorico de Basto. É paróquia da diocese de Braga.

Fonte: www.adb.uminho.pt

Portal AuToCaRaVaNiStA
Grupo AuToCaRaVaNiStA Português
Copyright AuToCaRaVaNiStA - by jbmendes