Portal AuToCaRaVaNiStA - Grupo AuToCaRaVaNiStA Português - O SEU PORTAL DE AUTOCARAVANISMO INDEPENDENTE SEMPRE CONSIGO.

IGREJA MATRIZ DE VÁLEGA - OVAR - AVEIRO


Apontamento AuToCaRaVaNiStA:
A Igreja Matriz de Válega está situada na Freguesia de Válega, Concelho de Ovar, Distrito de Aveiro, Portugal. A igreja Matriz de Válega está revestida na sua fachada da frente, e no seu interior, por um painel de azulejos únicos em Portugal, e talvez no mundo, retratando diversas passagens da vida de Cristo, doado por um benemérito da freguesia de seu nome António Maria Augusto da Silva. Os altares são igualmente muito bonitos de valor religioso e patrimonial considerável. Uma visita recomendada pelo Portal AuToCaRaVaNiStA a esta obra única do património religioso, que merece a pena ser vista.

              HISTÓRIA:

IGREJA MATRIZ DE VÁLEGA:
Tem como titular Santa Maria. A sua construção foi iniciada em 1746, tendo-se as obras arrastado por mais de um século. O edifício espaçoso e altaneiro apresenta frontaria com torre integrada à esquerda. O retábulo principal, do século XVIII, merece destaque, além da pia baptismal – a peça mais antiga dos começos do século XVI - executada em pedra ançã. No interior sobressaem as intervenções do século XX, nomeadamente, os tectos em madeira exótica, custeados pela Família Lopes e os exuberantes revestimentos em azulejo - da Fábrica Aleluia de Aveiro - além dos vitrais – de Madrid - doados pelo Comendador António Maria Augusto da Silva, que impôs as temáticas e a policromia.

FREGUESIA DE VÁLEGA:
Válega é uma freguesia portuguesa localizada no extremo sul do concelho de Ovar, distrito de Aveiro, pertencente à NUT III do Baixo Vouga e à NUT II do Centro com uma área de 26,64 km² , 6 742 habitantes (de acordo com os Censos 2001) e uma densidade populacional de 253,1 hab/km². Faz fronteira a Norte com as freguesias de Ovar e de S. João de Ovar, a Sul com as freguesias de Avanca e de Pardilhó (ambas no concelho de Estarreja), a Este com as freguesias de São Vicente de Pereira (concelho de Ovar) e São Martinho da Gândara (esta no concelho de Oliveira de Azeméis) e a Oeste com a ria de Aveiro, sendo a 2.ª freguesia do concelho de Ovar em área.

A sua estrutura produtiva assenta principalmente na agricultura, pecuária e na indústria.

Um dos motivos de atracção da Vila é a beleza dos seus esteiros da Ria de Aveiro, bem como a riqueza dos seus azulejos, fontes e monumentos religiosos, como é o caso da Igreja Matriz e do Santuário de Nossa Senhora de Entráguas.

Válega está bem servida de restaurantes ao longo da Estrada Nacional 109 (Porto - Aveiro), que a atravessa na direcção norte / sul. Entre as várias colectividades que contribuem para o desenvolvimento da freguesia, destacam-se o Grupo de Acção Cultural de Válega, a Associação Cultural e Recreativa de Valdágua, a Associação dos Antigos Alunos da Escola de Oliveira Lopes, a Casa do Povo de Válega, o Centro Cultural e Recreativo de Válega, a Associação dos Emigrantes de Santa Maria de Válega e a Sociedade Columbófila de Válega.
Fontes: http://vilavalega.blogs.sapo.pt - www.cm-ovar.pt

Portal AuToCaRaVaNiStA:
Grupo AuToCaRaVaNiStA Português
Copyright AuToCaRaVaNiStA - by jbmendes