Portal AuToCaRaVaNiStA - G.A.P. Grupo AuToCaRaVaNiStA Português - O SEU PORTAL DE AUTOCARAVANISMO GRATUÍTO, INDEPENDENTE, SEMPRE CONSIGO.

PRAIA FLUVIAL PALHEIROS DO ZORRO - TORRES DO MONDEGO - COIMBRA


Apontamento AuToCaRaVaNiStA:
A Praia Fluvial de Palheiros do Zorro, é uma praia de bandeira azul com infraestruturas modernas de apoio à prática de desportos nauticos nomeadamente canoagem, servida também de apetrechos para servir igualmente pessoas com deficiencias que não lhes permite autonomamente ir a banhos. Tem nadador salvador, bar de apoio aos banhistas, churrasqueiras, e mesas de pic-nic. 

O parque de estacionamento embora grande, em horas de calor a afluência é muita, e poderá ser complicado o transito a veículos de maior dimensão, tal  como autocaravanas. Não aconselhável a autocarros ou mesmo autocaravanas com mais de 7m, porque os acessos pela aldeia fazem-se apenas num sentido, com utilização de semáforo para controlar os 2 sentidos, já que não passam 2 viaturas ligeiras uma ao par da outra. O acesso à praia é bastante íngreme, pelo que se deve utilizar o motor para travar. Pernoita não aconselhável devido ao seu isolamento.

               HISTÓRIA:
Localizada numa paisagem dominada pelo maciço marginal de Coimbra e enquadrada por um rendilhado de aldeias preservadas da voracidade suburbana, a Praia Fluvial de Palheiros - Zorro, situada na freguesia de Torres do Mondego, concelho de Coimbra, é uma das mais importantes infra-estruturas de veraneio fluvial de toda a bacia hidrográfica do Mondego.

A areia branca, a qualidade da água e a segurança do local fazem desta praia um local ímpar na região, com alcance para além da sazonalidade estival. Ao prazer do sol e da água no Verão somam-se as soalheiras tardes de descontracção fora da época balnear, apreciando a quietude da paisagem e usufruindo das infra-estruturas e equipamentos de lazer disponíveis.
Na Praia Fluvial de Palheiros - Zorro, para além dos banhos, a morfologia da paisagem e a beleza do vale fluvial permitem a prática de vários desportos: caminhadas, btt, canoagem, pesca e vólei de praia, bem sustentados nas infra-estruturas de apoio aos utentes, nomeadamente, um bar de praia, grelhadores, parque de merendas, instalações sanitárias com chuveiros, acessibilidade para deficientes motores, vigilância balnear, estacionamento e transportes públicos. Saborear aqui um fim de tarde calmo, poderá ser a oportunidade de avistar uma lontra ou uma águia pesqueira, frequentadores habituais deste sector do Mondego.

ACESSOS:
GPS: N 40º12'41.37" W 08º25'45.12"

Morada:
Torres do Mondego
Rua do Rio - Praia Fluvial de Palheiros do Mondego
3030 Palheiros - COIMBRA


Portal AuToCaRaVaNiStA
Grupo AuToCaRaVaNiStA Português
Copyright AuToCaRaVaNiStA - by jbmendes