Portal AuToCaRaVaNiStA - G.A.P. Grupo AuToCaRaVaNiStA Português - O SEU PORTAL DE AUTOCARAVANISMO GRATUÍTO, INDEPENDENTE, SEMPRE CONSIGO.

MOSTEIRO DE SANTO ANDRÉ DE ANCEDE - BAIÃO - PORTO

Apontamento AuToCaRaVaNiStA:
O Mosteiro de Santo André de Ancede está situado na freguesia de Ancede, Municipio de Baião, Distrito do Porto. Mosteiro de traçado simples com caracteristicas rurais de produção de vinho, já que está situado num espaço de enormes extenções de terrenos predominantemente vinicolas, fonte de lucro para a manutenção da ordem monástica, não descurando outras atividades agricolas indispensáveis à sobrevivencia dos monges.



              HISTÓRIA:

Desde os inícios do século XII, altura em que o Mosteiro de Santo André de Ancede foi fundado, que a sua história se encontra intimamente relacionada com a produção e comercialização de vinho. Desde a época medieval que o vinho produzido no seu couto era canalizado para a cidade do Porto, integrando os circuitos comerciais do rio Douro.

Com os lucros das exportações do vinho, o Mosteiro foi-se ampliando e dignificando através da aquisição de obras de arte e das sucessivas reformulações arquitectónicas, a ponto de, no século XVIII, se ter construído o grandioso edifício dos celeiros e da adega, que juntamente com o lagar, formam hoje o espaço do Centro Interpretativo da Vinha e do Vinho.

Aqui poderá visitar uma pequena exposição sobre o ciclo da vinha e do vinho, conhecer a história deste Mosteiro, conhecer a funcionalidade destes espaços e visitar a Quinta, onde se encontram 20 painéis, em mosaico natural, com os Mistérios da Vida de Cristo.

Fonte: www.cm-baiao.pt

Portal AuToCaRaVaNiStA:
Grupo AuToCaRaVaNiStA Português
Copyright AuToCaRaVaNiStA - by jbmendes