Portal AuToCaRaVaNiStA - G.A.P. Grupo AuToCaRaVaNiStA Português - O SEU PORTAL DE AUTOCARAVANISMO GRATUÍTO, INDEPENDENTE, SEMPRE CONSIGO.

ARMAMAR - VISEU

Apontamento AuToCaRaVaNiStA:
Armamar é uma Vila Portuguesa pertencente ao Distrito de Viseu. Armamar é conhecida pelos seus pomares de maçãs que se perdem de vista durante toda a travessia do Concelho. Ao nível do seu património histórico destaque naturalmente para a sua Igreja Matriz que tem uma história curiosa (lêr em história) e algumas capelas centenárias espalhadas pelo Concelho. è também conhecido pelos seus numerosos pomares, com maças a perder de vista, que transforma Armamar na capital da maçã de montanha.A 6ª edição da Feira da Maçã acontece nos dias 26 e 27. O certame é organizado pelo Município e pela Associação dos Fruticultores de Armamar em articulação com vários agentes económicos, sociais e culturais do município.



             HISTÓRIA:


IGREJA MATRIZ DE S. MIGUEL DE ARMAMAR:
Desconhece-se o ano da construção deste templo. É o único monumento nacional classificado do Município. Trata-se de um exemplar da arquitetura medieval (estilo românico).
Segundo a tradição a igreja terá sido construída com pedras do demolido Castelo de Armamar, antes da fundação do Mosteiro de Salzedas. As opiniões a este respeito dividem-se: há quem considere que a igreja foi fundada por Egas Moniz, aio do Rei D. Afonso Henriques; outros dizem que por iniciativa de Egas Moniz terá sido construído um primitivo templo, talvez uma capela, e não a atual igreja que lhe terá sucedido. 

De todas as opiniões regista-se como data provável da sua construção os finais do século XII, princípios do século XIII.
É bastante provável que a atual igreja tenha sucedido no tempo a uma antiga capela ou ermida da mesma invocação (anterior ao século XII) que tenha surgido de algum culto pagão castrejo.
O monumento sofreu obras de restauro em 1956 para lhe restituir a traça primitiva.

Fonte: www.cm-armamar.pt

Portal AuToCaRaVaNiStA:
Grupo AuToCaRaVaNiStA Português
Copyright AuToCaRaVaNiStA - by jbmendes