Portal AuToCaRaVaNiStA - G.A.P. Grupo AuToCaRaVaNiStA Português - O SEU PORTAL DE AUTOCARAVANISMO GRATUÍTO, INDEPENDENTE, SEMPRE CONSIGO.

PORTELA DO HOMEM - GERÊS - TERRAS DE BOURO


Apontamento AuToCaRaVaNiStA:

A Portela do Homem fica situada no ponto limite do Parque Nacional da Peneda Gerês, pertencente ao Concelho de Terras de Bouro, e faz fronteira com o Lobios do lado Espanhol. De salientar que não existe outra opção, e são estradas estreitas, íngremes, em mau estado de conservação, e cheinho de curvas.


Para esta travessia de cerca de 3 km fomos portajados com uma portagem de 1,50€ do qual ficamos estupefactos, para atravessar um troço de 3 quilómetros da mata da Albergaria. Esta situação verifica-se na época sazonal do verão, quando há mais afluência de turistas. Isto só em Portugal! Afirmam que é para ajudar a preservar a natureza do parque natural do Gerês! mas o que vimos foi uma mata cheia de ramos secos caídos prontinhos para um incêndio. O que mais espanta quem passa na Portela do Homem é a



Foi o que constatei, e foi o que me incomodou, já que se paga para uma causa da qual não se vê nenhum efeito. Ao que parece esta medida entra em vigor no mês de Junho e irá salvo erro até final da época alta do verão, final de Setembro/Outubro.
Sobre a Portela do Homem, a única nota positiva a salientar é realmente a natureza da sua envolvência, com as cascatas para um banho refrescante no verão, mas com a restrição de paragem de viaturas durante aquele percurso, com a informação de coimas de 200€ a quem for apanhado parado ou estacionado. Com estas práticas não me convencem a passar por lá novamente nesta época sazonal.



Portal AuToCaRaVaNiStA:
Grupo AuToCaRaVaNiStA Português
Copyright AuToCaRaVaNiStA - by jbmendes