Portal AuToCaRaVaNiStA - G.A.P. Grupo AuToCaRaVaNiStA Português - O SEU PORTAL DE AUTOCARAVANISMO GRATUÍTO, INDEPENDENTE, SEMPRE CONSIGO.

MOSTEIRO DE PEDROSO - V.N. DE GAIA



Apontamento AuToCaRaVaNiStA:

Pedroso é uma Vila Portuguesa, pertencente ao Concelho de V.N. de Gaia, Distrito do Porto.
Pedroso tem como principal cartaz turístico  este valioso Mosteiro, pela sua antiguidade e pela sua traça fortificada que lhe confere um visual austero por fora, e de beleza e paz por dentro. Apesar de ser o ex-libris de Pedroso, existem outros pontos de interesse para uma visita a Pedroso.




         HISTÓRIA:
A freguesia e vila de Pedroso, situada no Interior Sul do conce­lho de Vila Nova de Gaia, tem o nome com origem no Castro do Monte Murado (Castro Petrosos), e data do ano 7 D.C. Era um povoado castrejo habitado pelos Turdulos Velhos, e era servido pela via que ligava Olissipo a Bracara Augusta.

Em 1982, foram encontradas placas de bronze, (Tesserae Hospitales), datadas dos anos 7 e 9 D.C., que foram conside­rados os achados arqueológi­cos mais importantes na década na Península Ibérica. Pedroso (faz parte do principal roteiro arqueológico de Portugal. Estas placas, constituem o documento escrito mais antigo sobre Pedroso, e são a prova inequívoca da sua identidade histórica, que remonta a muito antes da nacionalidade portuguesa.

O Mosteiro de Pedroso, o verdadeiro ex-libris desta Milenar terra, foi doado por D. Gondezinho, e fundado segundo Frei Luís de S. Tomáz no ano de 867.

Pedroso teve a honra de ser Couto em foral concedido por D. Afonso em carta de 3 de Agosto de 1128.

Em consequência este diploma, definiu uma zona de influência do Mosteiro de Pedroso, que se distribuiu por 37 freguesias que foram desde Vila Nova de Gaia, até Santa Maria da Feira, ao termo de Aveiro, do Vouga, ao concelho de Lafões e à freguesia de Santa Eulália de Vila Maior, no concelho de Pereira Jusã.

Dentro da área do Couto em cujo centro ficava o Mosteiro, se fazia ao tempo todo o tipo de actividades económicas. Além das terras referidas, o Mosteiro ainda possuía 11 Igrejas, nas quais tinha direito de representação:

Sanguedo, Fiães, Vale, Paramos, Machinhata de Seixa, Riba UI, Souto, Milheirós, Vila Maior, Sei­xezelo e Alquerrubim.

Pedroso e o seu Mosteiro tiveram ainda a honra de ter acolhido no seu seio, Frei Pedro Julião, que foi seu abade comandatário, que mais tarde foi nomeado Papa João XXI (ou Pedro Hispano).

Fonte: www.pedroso.j-f.org/

Portal AuToCaRaVaNiStA:
Grupo AuTocaRaVaNiStA Português
Copyright AuToCaRaVaNiStA - by jbmendes