Portal AuToCaRaVaNiStA - G.A.P. Grupo AuToCaRaVaNiStA Português - O SEU PORTAL DE AUTOCARAVANISMO GRATUÍTO, INDEPENDENTE, SEMPRE CONSIGO.

BAIRROS - 11ª PROVA DE VINHOS E PETISCOS - C. DE PAIVA



Apontamento AuToCaRaVaNiStA:

Decorreu nos dias 2 e 3 de Março de 2013 mais uma edição, desta feita a 11ª Prova de Vinhos e Petiscos de Bairros, a freguesia de Castelo de Paiva mais afamada pelo seu excelente néctar considerado por muitos enólogos como o melhor vinho verde tinto do mundo. O grupo autocaravanista foi a convite do Sr. Presidente da Junta, Sr. António Costa, a quem desde já agradecemos a amabilidade e simpatia com que recebeu o grupo, na expectativa de que a nossa presença tenha dado um maior impulso e dinamismo à mostra dos produtos de excelência que Bairros possui. Foi um fim de semana bastante agradável e aprazível, que culminou em muita animação e boa gastronomia, regada com o fantástico vinho verde de Bairros, que pessoalmente dou preferência ao tinto. Penso que foi com satisfação total para todos quantos usufruíram desta festa gastronómica. Ficou já prometida a nossa presença na prova de vinhos, petiscos, e produtos regionais de Real, mais uma excelente freguesia de Castelo de Paiva que produz bom vinho, e produtos tradicionais de excelência.


HISTÓRIA:

PRESIDENTE GONÇALO ROCHA PRESIDIRÁ Á ABERTURA
DA 11ª EDIÇÃO DA PROVA DE VINHO DE BAIRROS
2013-02-28
Uma mostra do melhor produto agrícola da freguesia
O presidente da Câmara Municipal de Castelo de Paiva, Gonçalo Rocha, vai estar ao lado do presidente da Junta da Freguesia de Bairros, António Costa, na cerimónia de abertura da 11ª edição da Prova de Vinhos Verdes e Petiscos de Bairros, um certame local orientado para dar a conhecer e divulgar o vinho verde, sem dúvida o produto agrícola mais produzido, reconhecido e apreciado nesta freguesia paivense, sobranceira ao Rio Paiva.

Durante o próximo fim de semana, 2,3 de Março, muitos serão os visitantes que vão circular pelo Largo de S. Lourenço , em Bairros e presentes no certame vão estar as mais importantes quintas da freguesia, que se dedicam à produção do excelente vinho verde, com maior destaque para a produção do verde tinto, cada vez mais procurado e reconhecido, para além de representantes da gastronomia e da doçaria tradicional paivense.
Recordando a cerimónia de abertura do certame do ano passado, António Costa prestou um justo reconhecimento à Câmara Municipal e ao Executivo de Gonçalo Rocha, já que a autarquia paivense colabora com a organização da iniciativa e assume os custos da montagem do certame.
Gonçalo Rocha espera que a edição deste ano, agora uma data definitivamente definida, volte a ser um sucesso, com uma boa adesão de visitantes e não deixa de destacar a importância do sector vitivinícola na economia desta freguesia e no próprio concelho, referindo que, “ o nosso vinho verde tem um potencial enorme que deve ser desenvolvido e sendo um produto genuíno e de grande qualidade, merece sem dúvida, ser valorizado cada vez mais e divulgado em iniciativas louváveis, tal como esta, que tem sido promovida e realizada pela JF de Bairros “.
A abertura oficial e recepção às entidades convidadas está agendada para as 15 horas de Sábado, seguindo –se um périplo pelos “stand’s” e expositores e a primeira prova de vinhos, depois animação com Grupo de Concertinas e a partir das 20h30 haverá baile à moda antiga com a presença de “ Os Finfas de Nespereira “, culminando a noitada com animação a cargo do “ entretainer “ Ricardo Ramalho.
Já no Domingo, o certame prossegue durante a tarde, com destaque para um espectáculo de folclore, com a participação dos Ranchos Folclóricos de Bairros – Castelo de Paiva e São Miguel de Canelas – Penafiel, seguindo se um animado bailarico com o agrupamento local “ Os Amigos da Sexta “ .
Recorde-se que esta 11ª Prova de Vinho e Petiscos de Bairros, tem o apoio da CM de Castelo de Paiva e a colaboração das diversas associações da freguesia, tendo o presidente da Junta de Freguesia, 

António Costa, garantido a realização e a continuidade do evento, prometendo uma dinâmica cada vez mais forte nesta mostra que já é uma referência concelhia e que, todos os anos, atrai centenas de visitantes de todo o lado, para apreciar o Melhor Verde Tinto do Mundo.
FONTE:www.cm-castelodepaiva.pt
GIRP/Carlos Oliveira
Assessor de Imprensa

Portal AuToCaRaVaNiStA:
www.autocaravanista.pt.vu - www.grupoautocaravanista.webs.com
Copyright AuToCaRaVaNiStA - by jbmendes