Portal AuToCaRaVaNiStA - G.A.P. Grupo AuToCaRaVaNiStA Português - O SEU PORTAL DE AUTOCARAVANISMO GRATUÍTO, INDEPENDENTE, SEMPRE CONSIGO.

SÃO TORCATO - GUIMARÃES

Apontamento AuToCaRaVaNiStA:

O Santuário de S. Torcato, fica situado na Freguesia Portuguesa, de Vila de São Torcato, pertencente ao Município de Guimarães, Distrito de Braga. O Santuário de S. Torcato apresenta-se imponente em construção predominantemente granítica, de inspiração Gótica, Românica e Clássica, uma mistura de vários estilos que combinam numa arquitetura menos rígida, apesar de eu ser apologista de que no passado, as obras arquitetónicas,  bem como os estilos e os seus criadores, tinham bastante mais categoria, arte, e engenho, que nos dias de hoje. Mas isso é apenas a minha opinião. Sobre o Santo S. Torcato, e a sua história, vem já a seguir:



Igreja Matriz

O Portal AuToCaRaVaNiStA, quer também referenciar a Igreja Matriz de São Torcato, no seu estilo Medieval e Romantico. A data mais antiga da sua construção, data de 951 D.C. passando depois por várias fases construtivas que se prolongaram até ao Século XIII.




                HISTÓRIA:
São Torcato foi um santo português, natural de Guimarães, que viveu entre os séculos VII e VIII.O seu corpo foi encontrado num mato, junto a um regato. Ao ser retirado, segundo a lenda, do meio das silvas e do monte de pedras, brotou uma fonte caudalosa que ainda hoje se conserva, conhecida como Fonte de São Torcato. No local foi erigida uma capelinha em honra do santo, que se encontra hoje sepultado em câmara de vidro, no Santuário de São Torcato.


Situada na margem esquerda do Rio Selho, a 251 metros de altitude, S. Torcato é uma vila predominantemente rural.
Nas margens do Selho podemos encontrar um conjunto de moinhos com vários séculos de existência, mantendo-se alguns ainda em funcionamento.





Em finais do séc. XIX foi iniciada a construção do Santuário de S. Torcato, um edifício em granito, com elementos de inspiração gótica, românica e clássica.
No interior da Igreja encontra-se o corpo incorrupto de S. Torcato, um dos primeiros evangelizadores da Península Ibérica no séc. VIII.


O edifício está ainda em construção, estando actualmente as obras do Santuário a ser finalizadas por canteiros formados na Escola de Cantaria da Irmandade de S. Torcato. Junto ao Mosteiro, o Museu da Vila de S. Torcato apresenta um espólio muito diversificado ligado à vivência da região, à fé do seu santo e ao seu Mosteiro.

(Nota: As obras terminaram em finais de 2015)




     Capela de S. Torcato

A Igreja do Mosteiro de S. Torcato - Monumento Nacional - uma construção de raiz visigótica que sofreu alterações no séc. XII e foi posteriormente ampliada durante o séc. XIX, ainda subsistindo alguns elementos da antiga construção românica.







     Fonte de S. Torcato


Rica em festas e conhecida pelo seu folclore, em S. Torcato realiza-se, desde 1852, no 1º. Domingo de Julho, umas das maiores e mais concorridas romarias do Minho, a Romaria Grande de S. Torcato.

Horário:
Igreja do Mosteiro de S. Torcato
09:00H - 12:00H e das 13:30H às 19:00H


Fonte: www.cm-guimaraes.pt

Portal AuToCaRaVaNiStA:
Grupo AuToCaRaVaNiStA Português
Copyright AuToCaRaVaNiStA - by jbmendes