Portal AuToCaRaVaNiStA - G.A.P. Grupo AuToCaRaVaNiStA Português - O SEU PORTAL DE AUTOCARAVANISMO GRATUÍTO, INDEPENDENTE, SEMPRE CONSIGO.

CAMPO DA ATACA - GUIMARÃES

Apontamento AuToCaRaVaNiStA:

Campo da Ataca, fica situado na Freguesia Portuguesa de S. Torcato, pertencente ao município de Guimarães Distrito de Braga.
Final da "Viagem ao Berço de Portugal" realizada de 18 a 20 de Janeiro de 2013, que se iniciou no Município de Vizela,(ver reportagem a ela associada no Portal), e terminou no Município de Guimarães. Com um nome tão sugestivo, não poderia-mos deixar de visitar a localidade onde nasceu Portugal. Passagem pelo Santuário e Mosteiro de S. Torcato (ver reportagem correspondente no Portal) agradecer ao responsável pelo Santuário a colaboração que deu ao Grupo AuToCaRaVaNiStA Português, seguidamente a passagem pelo Campo da Ataca, onde provavelmente teve inicio a Nacionalidade Portuguesa na celebre Batalha de S. Mamede, ganha por D. Afonso Henriques, que viria a ser o Primeiro Rei de Portugal.


Este local simbólico que muita gente desconhece, é o monumento Nr.1 daquilo que somos hoje como Povo e como Nação.
Um agradecimento especial ao Sr. Engenheiro da Divisão de Transito da C.M. de Guimarães, bem como da Policia Municipal pela colaboração prestada ao Grupo AuToCaRaVaNiStA de Portugal na reserva do estacionamento na encosta do Castelo para uma foto conjunta da família AuToCaRaVaNiStA para a posteridade. Havemos de lá voltar. Para finalizar, e não descontextualizar, um forte VIVA A PORTUGAL.



              HISTÓRIA:
Segundo a tradição de muitas gerações, foi em S. Torcato que teve início, em 24 de Junho de 1128, a Batalha de S. Mamede, na qual D. Afonso Henriques conquistou a chefia do Condado Portucalense e iniciou o processo político da independência de Portugal, ao afastar a tentativa de hegemonia galega. Não deixa de ser significativo que o nome do lugar seja o de "Campo da Ataca" - ou do ataque - designação guerreira bem sugestiva.
Em 1996 foi inaugurado o actual arranjo artístico-monumental, que celebra este acontecimento.

Fonte: www.cm-guimaraes.pt

Portal AuToCaRaVaNiStA:
Grupo AuToCaRaVaNiStA Português
Copyright AuToCaRaVaNiStA - by jbmendes