Portal AuToCaRaVaNiStA - Grupo AuToCaRaVaNiStA Português - O SEU PORTAL DE AUTOCARAVANISMO INDEPENDENTE SEMPRE CONSIGO.

GUIMARÃES - PORTUGAL

Apontamento AuToCaRaVaNiStA:


A cidade de Guimarães, denominada de Berço de Portugal, depois alí muito perto, o local onde se desenrrolou a batalha de S. Mamede ganha por D. Afonso Henriques 1º Rei de Portugal, que fica precisamente na zona de S. Torcato no campo da ataca,  no qual está assinalado com um monumento no local, como sendo o 1º dia do nascimento de Portugal. (vêr Slide no Portal AuToCaRaVaNiStA na etiqueta do arquivo destinada a Guimarães). Toda a zona histórica da cidade de Guimarães respira Portugalidade, o Paço dos Duques é exemplo disso mesmo, pela história e pelo seu espólio riquíssimo que pode ser visitado durante todo o ano, todos os dias.





               HISTÓRIA:


Guimarães é uma cidade Portuguesa pertencente ao Distrito de Braga, Região Norte, e sub-região do Ave (uma das sub-regiões mais Industrializadas do País. É sede de um município com 69 freguesias, sendo que a maioria da população reside na cidade e na sua zona periférica. O município é limitado a norte pelo município de Póvoa de Lanhoso, a leste por Fafe, a sul por Felgueiras, Vizela e Santo Tirso, a oeste por Vila Nova de Famalicão, e a noroeste por Braga.


É uma cidade histórica, com um papel crucial na formação de Portugal, e que conta já com mais de um milénio desde a sua formação, altura em que era designada como Vimaranes
Guimarães é uma das mais importantes cidades históricas do país, sendo o seu centro histórico considerado Património Cultural da Humanidade, tornando-a definitivamente um dos maiores centros turísticos da região. As suas ruas e monumentos respiram história e encantam quem a visita.
A Guimarães actual soube conciliar, da melhor forma, a história e consequente manutenção do património com o dinamismo e empreendedorismo que caracterizam as cidades modernas.



Guimarães é muitas vezes designada como "Cidade Berço", devido ao facto aí ter sido estabelecido o centro administrativo do Condado Portucalense por D. Henrique e por seu filho D. Afonso Henriques poder ter nascido nesta cidade e fundamentalmente pela importância histórica que a Batalha de São Mamede, travada na periferia da cidade em 24 de Junho de 1128, teve para a formação da nacionalidade. Contudo, as necessidades da Reconquista e de protecção de territórios a sul levou esse mesmo centro para Coimbra em 1129.

Os "Vimaranenses" são orgulhosamente tratados por "Conquistadores", fruto dessa herança histórica de conquista iniciada precisamente em Guimarães.
Fonte: http://www.uminho.pt


Portal AuToCaRaVaNiStA:
Grupo AuToCaRaVaNiStA Português
Copyright AuToCaRaVaNiStA - by jbmendes