Portal AuToCaRaVaNiStA - G.A.P. Grupo AuToCaRaVaNiStA Português - O SEU PORTAL DE AUTOCARAVANISMO GRATUÍTO, INDEPENDENTE, SEMPRE CONSIGO.

CAVES DO CASALINHO - VIZELA

Apontamento AuToCaRaVaNiStA:


Visita integrada na Viagem ao Berço de Portugal que se iniciou em Vizela e terminou em Guimarães. Agradecimento às Caves do Casalinho pela receção feita ao Grupo AuToCaRaVaNiStA Português, que visitou as suas instalações na manhã do dia 19 de Janeiro de 2013, à Câmara Municipal, e ao Departamento do Turismo nas pessoas da Srª. Vereadora, Drª Dora Gaspar, e ao nosso Guia turístico que foi incansável, o Sr. Bruno Coelho. A todos os intervenientes o nosso muito obrigado pela colaboração prestada.



HISTÓRIA DAS CAVES CASALINHO: 

Fundadas em 1944, as Caves do Casalinho, S.A. são a mais antiga Empresa Vinícola com sede no concelho de Vizela. 
No noroeste de Portugal, no coração da bela e famosa Região demarcada dos Vinhos Verdes, localiza-se a freguesia de Santo Adrião de Vizela, mencionada já em documento do Séc. XI como sendo terra de vinhedos, milheirais e colinas cobertas de florestas, rodeando o Vale do Vizela. 

Nesta região, rica de tradições vinícolas, é desde há séculos berço das famílias Camelo e Faria, nasceram há mais de 50 anos, as Caves do Casalinho, criadas pelos fundadores José Joaquim Ribeiro Camelo, da Casa de Bouçó e José Leite da Costa Faria, da casa do Casalinho, conterrâneos e ainda remotos parentes. 
Visando, no início, comercializar apenas o Vinho Verde das suas propriedades, cedo transformaram a sua empresa numa unidade moderna, produzindo e exportando vários vinhos que se encontram hoje em todos os continentes. Sempre sob a direcção das mesmas famílias, a empresa continuou na via traçada pelos seus fundadores, modernizando continuamente os seus equipamentos e tecnologias, e desenvolvendo a qualidade dos seus vinhos (hoje não só verdes, mas provenientes de várias outras origens e regiões Demarcadas) que obtiveram os mais altos prémios nos concursos nacionais e internacionais.
  

Actualmente administra directamente as Quintas do Casalinho, Entre-Vinhas, Bouçó-de-Cima, Bouçó-de-Baixo, Lamelas, Uveiras, Tigém e Crasto, todas com vinhas plantadas segundo as mais recentes técnicas de encepamento e condução, e utilizando unicamente as castas regionais aprovadas que deram fama e prestígio à Região dos Vinhos Verdes. 


Vinhos Produzidos: 

- Três Marias (Vinho Verde); 
- Casalinho (Vinho Verde); 
- Casalinho (Rosé); 
- Santo Adrião (Vinho Verde); 
- Romanisco (Douro); 
- Alexandre Magno (Dão); 
- Trigueira (Regional Ribatejano); 
- Ouro Velho (Regional Beiras).

Site: http://www.cavesdocasalinho.com/

Fonte: www.cm-vizela.pt


Portal AuToCaRaVaNiStA
Grupo AuToCaRaVaNiStA Português
Copyright AuToCaRaVaNiStA - by jbmendes