Portal AuToCaRaVaNiStA - G.A.P. Grupo AuToCaRaVaNiStA Português - O SEU PORTAL DE AUTOCARAVANISMO GRATUÍTO, INDEPENDENTE, SEMPRE CONSIGO.

VIZELA - BRAGA

Apontamento AuToCaRaVaNiStA:

Vizela ou Caldas de Vizela, é uma cidade Portuguesa, localizada na zona mais a Sul da região Minhota, pertencente ao Distrito de Braga, Região Norte, e Sub-Região do Vale do Ave. Um jovem concelho Português, que prosperou bastante de há uns anos para cá, após a sua independência e autonomia, (ver mais abaixo) como mais um Munícipe a acrescentar ao Distrito de Braga. Agradecemos à Câmara Municipal de Vizela todo o apoio dispensado durante esta visita do Grupo AuToCaRaVaNiStA Português. Um bem hajam, e quem sabe, uma eventual área de serviço para autocaravanas em vizela, não venha num futuro próximo a aproximar mais o autocaravanismo e os autocaravanistas da cidade de Vizela. Ficou o repto lançado  na expetativa de uma boa receção. Nós (Grupo AuToCaRaVaNiStA Português) damos a logística e todo o apoio na conceção desta plataforma. O Portal AuToCaRaVaNiStA e o Grupo AuToCaRaVaNiStA Português agradecem a todos os intervenientes, neste que foi batizado de: Viagem ao Berço de Portugal, e que se iniciou em Vizela, e terminou em Guimarães.


Notícia no JN/Click a Foto:
Foi noticia no JN de segunda feira, com o titulo de: "Autocaravanistas de todo o País, reúnem-se em convívio à chuva", mas, resumidamente, esteve a chover na sexta, mas efetivamente não foi incómodo para o programa da viagem, devido a não haver atividade, o final da tarde de sexta foi apenas para a chegada ao aparcamento que  nos estava reservado, e foi dentro de um inverno normal, comparativamente com o resto do País que esteve torrencial, nós realmente só demos por conta da calamidade através das notícias. No sábado o Portal AuToCaRaVaNiStA já tinha pedido ao S. Pedro para dar uma trégua na chuva quando mais precisava-mos, e por isso, agradecemos ao S. Pedro por nos ter dado ouvidos e atendido às nossas preces, já que o sábado estava destinado a um passeio pedestre pela cidade de Vizela, e, esteve sem chuva nem vento apesar de frio. O nosso obrigado ao S. Pedro.



              HISTÓRIA:



O concelho de Vizela foi criado em 24 de Maio de 1361, vindo a ser extinto em 3 de Fevereiro de 1408. Teve então a designação de Riba Vizela. O município foi restaurado em 19 de Março de 1998 por desmembramento de freguesias de Guimarães, Lousada e Felgueiras.




Atualmente é um dos mais jovens concelhos de Portugal, Vizela estende-se por uma área de 24 km2, é composto por 7 freguesias, Infias, Santa Eulália, Santo Adrião de Vizela, São João de Caldas de Vizela, São Miguel de Caldas de Vizela, São Paio de Vizela, Tagilde, e acolhe uma comunidade de cerca de 24 mil habitantes. 
Situado no Norte de Portugal, na bacia do Vale do Ave no extremo sul da província do Minho, serve de fronteira com o Douro Litoral. Encontra-se a apenas 8 km de Guimarães, Património Mundial, à mesma distância do acesso à auto-estrada A7 e a 4 km da entrada da A11.



Bica Quente

Terra verde por natureza, o contraste entre as suas zonas mais planas e alguns pontos mais altos, desenham, neste concelho, uma agradável paisagem.
Conhecer as raízes de Vizela, ou Caldas de Vizela, como também é conhecida, é viajar no tempo e partir à descoberta de uma história milenar que tem o seu início muito antes da fundação da própria nacionalidade. Dos vários povos que por esta terra passaram, foram os Romanos que mais marcas deixaram. O seu mais importante legado foi a preciosa descoberta das propriedades medicinais das águas termais.



Forum Vizela


Para além do termalismo, Vizela tem ainda para oferecer, um vasto e rico património cultural e religioso.
Uma visita a Vizela só fica completa uma vez provadas as iguarias da terra, uma cozinha tradicional bem acompanhada pelos néctares da região, o vinho verde, e complementada pelo célebre Bolinhol, doce único em Portugal. 





Bolinhol, doce tradicional de Vizela

A par desta delícia, Vizela tem para oferecer inúmeros espaços de lazer e deleite, como o deslumbrante Parque das Termas, o Jardim Manuel Faria, ou o Santuário de S. Bento das Peras.

O Portal AuToCaRaVaNiStA - Grupo AuToCaRaVaNiStA Português tirou uma foto com os autocaravanistas presentes neste Evento





Santuário de S. Bento das Peras


Com animadas celebrações, um turismo termal atractivo, saberes e sabores especiais na sua gastronomia, artesanato e tradições, às quais se juntam importantes monumentos e locais dignos de descoberta, Vizela tem espírito hospitaleiro e é sempre um convite para visitas várias e prolongadas.


Fonte: www.cm-vizela.pt





Portal AuToCaRaVaNiStA
Grupo AuToCaRaVaNiiStA Português
Copyright AuToCaRaVaNiStA - by jbmendes