Portal AuToCaRaVaNiStA - G.A.P. Grupo AuToCaRaVaNiStA Português - O SEU PORTAL DE AUTOCARAVANISMO GRATUÍTO, INDEPENDENTE, SEMPRE CONSIGO.

S. PEDRO DE ABRAGÃO - PENAFIEL - PORTO

Apontamento AuToCaRaVaNiStA:

Abragão é uma freguesia Portuguesa pertencente ao Concelho de Penafiel Distrito do Porto, Portugal. Coordenadas: N 41° 9' 26.601" - W 8° 13' 20.889". S. Pedro de Abragão nome dado ao monumento Nacional classificado pela Rota do Românico que tem no exterior um sarcófago original em forma de pirâmide retangular. A igreja de S. Pedro de Abragão é construída em granito, e tem no seu interior pinturas nas paredes, muito usual neste tipo de igrejas e capelas do Românico na sua traça original, embora muitas delas tenham com o tempo sido cobertas, ou por barro e cal, ou por talha de madeira, principalmente nos altares. Nota: os comentários aquí produzidos são a interpretação do autor, contudo poderá haver incorreções.



             HISTÓRIA:
A existência da Igreja de São Pedro de Abragão está documentada desde 1105, data em que Paio Peres Romeu doa, em testamento, “a quarta parte de Sancto Petro de Auregam ao Mosteiro do Salvador de Paço de Sousa”, embora tenha sido totalmente remodelada no século XIII, por iniciativa de D. Mafalda, filha do rei D. Sancho I, segundo a tradição.
Em 1668, a nave românica é demolida para permitir a construção de uma nova, mais ampla.
Em 1820 é-lhe acrescentada uma torre sineira. A cabeceira e o respetivo arco cruzeiro constituem os únicos elementos românicos que restam da construção original.

Fonte: http://www.rotadoromanico.com/


Portal AuToCaRaVaNiStA:
Grupo AuToCaRaVaNiStA Português
Copyright AuToCaRaVaNiStA - by jbmendes