Portal AuToCaRaVaNiStA - Grupo AuToCaRaVaNiStA Português - O SEU PORTAL DE AUTOCARAVANISMO INDEPENDENTE SEMPRE CONSIGO.

IGREJA SANTA RITA E BOM PASTOR - ERMESINDE - VALONGO

Apontamento AuToCaRaVaNiStA:

A Igreja de Santa Rita está situado na Cidade de Ermesinde, Concelho de Valongo, Distrito do Porto, Portugal.
A Igreja de Santa Rita e o Convento da Formiga são na verdade o maior ex-Libbris de Ermesinde, situado na zona central da cidade e com utilizações polivalentes, o Convento como Colégio, e os terrenos da quinta da Formiga para a prática desportiva, no caso a Dragon Force.
A Igreja do Bom Pastor é um edificio bem mais moderno, fica situada também na zona central da Cidade de Ermesinde, Concelho de Valongo. Esta igreja está associada à Beata Irmã Maria do Divino Coração, beatificada pela Santa Sé a 1 de Novembro de 1975. A origem desta Condessa de apelido "Drost", era proveniente de famílias de sangue azul da realeza Alemã, converteu a sua vida a jesus e dedicou-se de corpo e alma a servi-lo, construiu uma igreja, no Porto que posteriormente após a Revolução da implantação da República foi ocupada e demolida para construção de um quartel que ainda hoje permanece. Existem ainda alguns restos mortais da irmã no cemitério de Paranhos que estão guardados num relicário. A figura da Irmã Maria do Divino Coração existente em exposição na Igreja do Bom Pastor em Ermesinde, é feita em cera, e no seu interior estão o restante das ossadas. O relicário com a vértebra real, é apenas simbólico para veneração dos fieis visitantes. 


           HISTÓRIA:
BEATA MARIA DO DIVINO CORAÇÃO:


A Bem-aventurada Maria do Divino Coração, condessa Droste zu Vischering, nasceu em Münster, na Alemanha, a 8 de Setembro de 1863. Formada no culto da virtude e no amor à Santa Igreja, sentiu-se chamada à vida de consagração total a Deus no apostolado.
Na idade de 25 anos entrou para a Congregação do Bom Pastor. Enviada para Portugal em 1894 e nomeada Superiora da casa do Bom Pastor no Porto, foi incrível a actividade que desenvolveu a bem das pessoas, no meio de uma dolorosíssima doença com que o Senhor a experimentou. Sofrendo alegre, vivia só para Deus e para os irmãos.




Confidente do Coração de Jesus, foi por Ele encarregada de promover a Consagração do Género humano ao Seu Divino Coração; essa Consagração realizou-a Leão XIII, que a considerou: “o acto mais grandioso de todo o meu Pontificado”.
Finalmente, cumprida a sua missão, voou para Aquele Coração que escolhera como morada. Foi no dia 8 de Junho de 1899.
Objecto de veneração dos fiéis, que por sua intercessão junto de Deus têm obtido inúmeros favores, a autoridade eclesiástica introduziu a sua Causa que foi culminada com a Beatificação no Ano santo de 1975.

Fonte: http://www.bom-pastor.org

Portal AuToCaRaVaNiStA:
Grupo AuToCaRaVaNiStA Português
Copyright AuToCaRaVaNiStA - by jbmendes