Portal AuToCaRaVaNiStA - Grupo AuToCaRaVaNiStA Português - O SEU PORTAL DE AUTOCARAVANISMO INDEPENDENTE SEMPRE CONSIGO.

CASA DO GAIATO - BEIRE - PAREDES



Apontamento AuToCaRaVaNiStA:
Situada na Freguesia de Beire, Concelho de Paredes, Distrito do Porto, Portugal.
Mais uma grandiosa obra do Padre Américo, depois da Casa do gaiato de Penafiel dedicado às crianças necessitadas e desprotegidas, surge esta casa, fundada em 1955, dedicada a adultos com deficiência. De salientar que esta excelente obra não é subsidiada pela Segurança Social, e por isso todo o mérito desta excelente obra do Padre Américo e da casa do gaiato, vai inteirinha para a fantástica equipa que orienta e gere esta instituição de utilidade pública, apenas às suas custas. Um bem haja para todos eles pelo excelente trabalho. Gostaria de salientar um pormenor que se destaca logo à entrada, que é a capela. Esta capela foi transformada de um espigueiro! Uma obra notável de arquitetura adaptada, com muito bom gosto, e muita imaginação. Simplesmente maravilhoso. Parabéns.



        HISTÓRIA:
O Padre Américo - PAI AMÉRICO - cujo nome completo é Américo Monteiro de Aguiar, foi o oitavo filho dum família cristã. Nasceu em 23 de Outubro de 1887 na freguesia de Galegos, concelho de Penafiel.

Depois dos estudos preliminares, enverda pela carreira comercial. Trabalha primeiro no Porto, e em 1906 segue para Moçambique. Aos 36 anos volta à Metrópole e ingressa no Convento Franciscano de Vilariño de Ramallosa, Espanha, onde toma o hábito em 14 de Agosto de 1924, do qual sai após dois anos de vida conventual; e sendo-lhe recusada entrada no Seminário do Porto, é recebido no de Coimbra, em 1925.


Recebe a Ordenação sacerdotal em 29 de Julho de 1929 e encarrega-se da Sopa dos Pobres, em Coimbra. «Doente como então era- disse- o meu Prelado havia-me dispensado de todas as obrigações, tendo eu tomado esta de visitar Pobres por não servir para mais nada...». Dedica-se ao apostolado da Caridade nos tugúriosde famílias em dificuldades. Visita hospitais e cadeias. De 1935 a 1939 organiza Colónias de Campo em S. Pedro de Alva, ceira e Miranda do Corvo; e funda o Lar do Ex-Pupilo dos Reformatórios, na Rua da Trindade, Coimbra, em 1 de Janeiro de 1941, depois entregue aos serviços Tutelares de Menores em 1950.

Da trilogia-- Casas do Gaiato, Património dos Pobres, Calvário--adiante se informará.

A morte surgiu no Hospital Geral de Santo António, do Porto, a 16 de Julho de 1956 (aos 68 anos), em consequência dum desastre de automóvel em S. Martinho do Campo, Valongo, no regresso duma viagem ao sul do País.

Foi exumado a 15 de Julho de 1961, no cemitério paroquial de Paço de Sousa, e trasladado no dia 17 para a Capela da Casa do Gaiato de Paço de Sousa, onde jaz em campa rasa- como fora seu desejo.


PRINCIPIOS PEDAGÓGICOS:

1 . Regime de autogoverno: Os chefes são eleitos pela comunidade - OBRA DE RAPAZES, PARA RAPAZES, PELOS RAPAZES.

2 . Liberdade e espontaneidade: " Ninguém espere fazer homens de rapazes domados". "Porta sempre aberta"

3 . Responsabilidade: "Em nossas casas todos e cada um tem a sua responsabilidade"

4 . Virtudes humanas: Solidariedade, generosidade, camaradagem, amor ao próximo "Os mais velhos cuidam dos mais novos"

volte ao topo

5 . Vida familiar: "Não somos asilo, nem reformatório, nem colónia penal. Não há nem nunca houve fardas ou uniformes. " A família é o modelo da Obra".

6 . Ligação à natureza
7 . Formação religiosa
Fonte:http://casadogaiato.no.sapo.pt/

Portal AuToCaRaVaNiStA:
Grupo AuToCaRaVaNiStA Português
Copyright AuToCaRaVaNiStA - by jbmendes