Portal AuToCaRaVaNiStA - Grupo AuToCaRaVaNiStA Português - O SEU PORTAL DE AUTOCARAVANISMO INDEPENDENTE SEMPRE CONSIGO.

PODENCE - MACEDO DE CAVALEIROS - BRAGANÇA

Apontamento AuToCaRaVaNiStA:

Podence é uma Freguesia Portuguesa pertencente ao Município de Macedo de Cavaleiros Distrito de Bragança.
Está situado na periferia dos concelhos de Alfândega da Fé, Bragança, Mirandela, Mogadouro, Vila Flor, Vimioso e Vinhais, está inserido no centro de Trás-os-Montes. 
Tem Área de Serviço para Autocaravanas aqui próximo, na praia fluvial do Azibo.
Veja as coordenadas aqui no Portal na nossa base de dados




        Património Natural :

Área de Paisagem Protegida da Albufeira do Azibo, Rede Natura do Monte de Morais, dos Vales de Sabor Maçãs, e das Serras de Montesinho Nogueira, e do Romeu.
A construção da Barragem do Azibo foi uma mais valia para todo o concelho de Macedo de Cavaleiros, mas principalmente para as povoações próximas que propicia ótimas condições para a prática de desportos náuticos não motorizados. Existem aquí no Azibo por arte e obra da natureza duas praias fluviais ambas com Bandeira Azul. Está em curso um projeto para implantar nesta zona um campo de golfe, com percursos pedestres sinalizados e ciclovia.
A tradição e o Ex-Libbris desta terra são os conhecidos caretos os quais têm um museu na terra, e são uma tradição incontornável da Freguesia de Podence e do turismo de trás os montes. Por último salientar a Área de Serviço para Autocaravanas de Izeda, onde pode consultar as coordenadas na nossa Base de Dados neste Portal.


              HISTÓRIA:

A antiga freguesia de Nossa Senhora da Purificação pertencia ao concelho de Bragança em 1832, ao concelho de Izeda e comarca de Chacim em 1852 e, desde 1878, ao concelho de Macedo de Cavaleiros. A Igreja Matriz de Podence, consagrada a Nossa Senhora da Purificação, reconstruida em 1703, é das mais importantes do concelho, com talha e retábulos pintados muito importantes, bem como um túmulo armoriado, no chão. De salientar ainda a capela de Santa Eufémia, situada no recinto do santuário, e a capela de Santa Rita.



Museu do Careto em Lazarim
A freguesia tem como anexa a localidade de Azibeiro, cujo património religioso se resume à capela da Senhora da Penha onde há uma importante pintura de Bustamante e uma ponte do tempo do Fontismo.
A sua singular tradição etnográfica, ligada à figura do Careto, é o ex-libris da freguesia, que poderá ser apreciado por alturas dos festejos carnavalescos na povoação e na Casa do Careto.
Há duas unidades de Turismo Rural nesta aldeia, a Quinta da Moagem João do Padre e a Quinta do Azibo.

Fonte: www.cm-macedodecavaleiros.pt


Portal AuToCaRaVaNiStA:
Grupo AuToCaRaVaNiStA Português
Copyright AuToCaRaVaNiStA - by jbmendes