Portal AuToCaRaVaNiStA - G.A.P. Grupo AuToCaRaVaNiStA Português - O SEU PORTAL DE AUTOCARAVANISMO GRATUÍTO, INDEPENDENTE, SEMPRE CONSIGO.

ERMIDA DE NOSSA SENHORA DO VALE - CÊTE - PAREDES

Apontamento AuToCaRaVaNiStA:
A Ermida de Nossa Senhora do Vale, fica situada no Largo Vitorino Leão Ramos, Freguesia de Cête, Concelho de Paredes, Distrito do Porto. Capela Medieval em bom estado de conservação, já que foi recentemente restaurada, e no seu interior foram descobertas pinturas primitivas idênticas à talha que as cobria e que foram retiradas. As pinturas ainda não foram restauradas. No exterior no perímetro do adro existe um cruzeiro muito original com uma espécie de cruz de Cristo, que penso seja exemplar único em Portugal.


Esta Ermida está integrada nos caminhos de Santiago, como se pode comprovar através do escudo em pedra cravado na parede interior da Ermida. A capela encontrava-se fechada, porque só abre para o culto no Sábado à noite, e não é sempre. A sorte procura-se, e lá encontramos quem tivesse a chave para amavelmente nos abrir a porta.




  
              HISTÓRIA:
A arquitetura desta Ermida evidencia uma forma de construção própria dos finais do século XV ou inícios do século XVI, sendo patentes semelhanças com a arquitetura do Mosteiro de São Pedro de Cête, nomeadamente no que respeita às pedras de armas.
É provável que o responsável pela encomenda das obras da época manuelina do Mosteiro de Cête e da construção da cabeceira da Ermida tenha sido a mesma pessoa.

Fonte: http://www.rotadoromanico.com/



Portal AuToCaRaVaNiStA:
Grupo AuToCaRaVaNiStA Português
Copyright AuToCaRaVaNiStA - by jbmendes