Portal AuToCaRaVaNiStA - Grupo AuToCaRaVaNiStA Português - O SEU PORTAL DE AUTOCARAVANISMO INDEPENDENTE SEMPRE CONSIGO.

BURGOS - ESPANHA


Apontamento AuToCaRaVaNiStA:

Burgos é uma cidade Espanhola, e está localizada no centro da província de Burgos, a 244 km de Madrid na Comunidade Autónoma de Castela e Leão. As coordenadas para estacionamento, recomendação do Portal AuToCaRaVaNiStA, são: N 42º20'079" W 03º42'491", fica muito perto da Catedral e de toda a centralidade da cidade, local com agua potável, jardim espaçoso com muitos bancos para lazer, sossegado e bem iluminado, está bem situado frente aos correios e ao antigo caminho de ferro. Este local confirmou-se sossegado à noite, e sem grande movimento para barulhos. Burgos é uma cidade muito bonita, com especial destaque para a imponente catedral. digna de ser vista por dentro e por fora. Burgos é cosmopolita, e tem bastante atividade noturna no centro da cidade histórica. Uma cidade a visitar, recomendada pelo portal AuToCaRaVaNiStA.

           HISTÓRIA:
Catedral de Burgos:

A Catedral de Burgos é uma das obras-primas do gótico espanhol e cronologicamente a primeira performance da arquitetura gótica clássico na coroa de Castela.


Cronograma de construção:

Este templo substituiu a igreja românica de três naves que a precedeu e que foi mandada construir por Alfonso VI no final do século XI.


A catedral gótica de Burgos tem 2 fases claramente identificáveis: o gótico clássico (XIII e XIV) e o gótico flamboyant.

Fase inicial: século XIII:

A primeira pedra foi colocada em 1221. Ninguém sabe a identidade do primeiro mestre da catedral, presumivelmente seriam estrangeiros, possivelmente Francês, uma vez que traz uma forma de construção clássica, agora chamado de Gótico, que é desconhecida em Espanha no início do século XIII .


Até algum tempo atrás, houve especulações de que este professor seria Ricardo, ligado à atividade do mosteiro de Las Huelgas. No entanto, essa possibilidade foi descartada.

O que é dedutível é que este mestre francês sabia que o tipo de construção da catedral de Bourges, se assemelha ao original da Catedral de Burgos, o gótico.


A partir do século XIV, grandes mudanças foram feitas nas capelas do ambulatório.


Fase final: XV e XVI

A Catedral de Burgos vai receber um novo impulso no século XV, com a entrada de João de Colônia e, acima de tudo, seu filho Simon.


Eles trazem as extravagantes formas góticas alemães para a catedral de Burgos, que se podem observar nas famosas agulhas no topo das torres.

Também aumenta a cúpula, projetada pelo alemão Juan de Colônia, em finais do século XV, que tem uma abóbada estelar com teias tecidas.


A arquitetura e a escultura da Catedral de Burgos:



Apesar de seguir modelos franceses, (a planta mostra as conexões com a catedral francesa de Coutances e semelhanças com Bourges). Burgos concebeu um estilo muito mais fechado do que o gótico francês.

O interior da igreja, durante séculos acumulou todos os tipos de arte: retábulos, pinturas, jóias, etc.

No exterior da catedral, com exceção das portas dianteiras principais, que foi renovado em estilo neoclássico do século XVIII, o resto do templo mostra uma beleza gótica patente em toda parte do edifício.

Nota: A tradução deste resumo histórico poderá eventualmente conter erros.

Portal AuToCaRaVaNiStA
Grupo AuToCaRaVaNiStA Português
Copyright AuToCaRaVaNiStA - by jbmendes