Portal AuToCaRaVaNiStA - Grupo AuToCaRaVaNiStA Português - O SEU PORTAL DE AUTOCARAVANISMO INDEPENDENTE SEMPRE CONSIGO.

SOITO DA RUIVA - ALDEIA DO XISTO - POMARES - ARGANIL

Apontamento AuToCaRaVaNiStA:

A  Aldeia do Xisto de Soito da Ruiva, é uma Freguesia Portuguesa, pertencente ao Concelho de Arganil, Distrito de Coimbra, Portugal.
A pedido da Junta de Freguesia de Soito da Ruiva - Arganil, divulgamos o programa das festas desta bonita terra serrana. Aos autocaravanistas em férias por este nosso imenso Portugal. têm aqui uma oportunidade acrescida para visitar toda esta Região maravilhosa da serra do Açor, (ver todo o portefólio no nosso Portal dedicado ao Concelho de Arganil) com a inclusão das festas de Soito da Ruiva que se realizam no mês de Agosto. Todo o traçado da serra do Açor é bastante interessante pela descoberta em cada visita às várias aldeias do xisto, ou simplesmente às deslumbrantes vistas das  planícies verdejantes e de montanha existentes em todo o percurso.
Um abraço para o Sr. Presidente. (Click na imagem para ampliar).



Serra do Açor, altitude 700 m até Soito da Ruiva, no trajeto passamos por várias pequenas povoações já desertificadas nos baixios da serra e mais próximas dos ribeiros de água. Viagem em estradas puramente de montanha, estreitas, e com declives com inclinação até 17% ou superior em algumas partes da subida, embora as estradas sejam estreitas dificultando a passagem de duas viaturas, são aceitavelmente transitáveis. Aldeia simpática com gente agradável e dada a conversas.
Existe na localidade o Rancho Folclórico de Soito da Ruiva, que no fundo é o melhor escape para a maioria, para não dizer a totalidade daquela gente viajar para outras paragens. Existe igualmente um ponto de venda de produtos regionais e tradicionais tais como, mel puro, licores vários incluindo o de castanha, (vêr história) medronho, chãs de ervas naturais da serra, etc, para ajudar nas deslocações deste mesmo Rancho.


                HISTÓRIA:

Entre a serra da Estrela e a serra da Lousã, a uma altitude de 700 metros, podemos visitar a Aldeia de Soito da Ruiva. Localizada na Serra do Açor, esta aldeia pertence à freguesia de Pomares, concelho de Arganil, distrito de Coimbra. A origem do nome da aldeia está relacionada com a história de uma família e dos seus castanheiros. Conta-se que os seus donos tinham uma filha de cabelo ruivo com quem todos simpatizavam e quando iam apanhar as castanhas para o magusto, diziam que iam às castanhas ao Soito da Ruiva.




Esta aldeia, originalmente com construções marcadamente de xisto, lousa e madeira, apresenta ainda hoje uma disposição e organização espacial característica das povoações de montanha, abrigada dos ventos e marcada por ruas estreitas.


Fonte: Junta de Freguesia de Soito da Ruiva



Portal AuToCaRaVaNiStA:
Grupo AuToCaRaVaNiStA Português
Copyright AuToCaRaVaNiStA - by jbmendes