Portal AuToCaRaVaNiStA - Grupo AuToCaRaVaNiStA Português - O SEU PORTAL DE AUTOCARAVANISMO INDEPENDENTE SEMPRE CONSIGO.

CASTELO DOS MOUROS - SINTRA


Apontamento AuToCaRaVaNiStA:

O Castelo dos Mouros está situado no Concelho de Sintra, Distrito de Lisboa, Portugal.
O Castelo dos Mouros como é conhecido ou Castelo de Sintra, pode dizer-se, que pela sua altitude se avista de todo a periferia de Sintra, quer se esteja no Palácio da Pena, quer da enorme e muito bela Quinta da Regaleira. Mas para saber a história toda, nada como ler quem sabe da matéria:





HISTÓRIA DO CASTELO:

Antigo castelo de provável fundação muçulmana, durante o séc. IX, no qual nunca se travou nenhuma batalha. De facto, tanto os ocupantes muçulmanos como cristãos rendiam-se invariavelmente após a conquista de Lisboa pelo lado oposto, apesar da aparente invulnerabilidade do Castelo.
Tal facto deve-se à sua função, que não era tanto a da defesa da vila e sim de defesa e vigilância de Lisboa e arredores, conjuntamente com outras vilas do termo de Lisboa. Em 1154, D. Afonso Henriques concede carta de foral à vila.


Com o contínuo avanço da Reconquista para Sul, o Castelo dos Mouros perde a sua importância estratégica, acabando por ser totalmente abandonado durante a Segunda Dinastia. Nos finais de quatrocentos apenas habitavam o sítio do castelo alguns judeus, segregados do resto da comunidade por ordem régia e até esses acabaram por sair devido à expulsão das minorias étnicas e religiosas.


À ruína a devida à passagem do tempo, juntou-se a provocada pelo terramoto de 1755. No séc. XIX, D. Fernando II aforou a velha fortaleza e procedeu ao seu restauro integral. Como acontece com quase todos os vestígios monumentais sintrenses mais remotos, pouco é já o que pode ser observado que seja de origem. Do que hoje se vê, apenas a base das torres e as muralhas remontarão à fundação inicial.

Acesso:
Situado a cerca de 3,5 Km do Centro Histórico, na Estrada da Pena.
Autocarro n.º 434, com partida da estação de Sintra e passagem pelo centro histórico.

Fonte: www.cm-sintra.pt

Portal AuToCaRaVaNiStA:
Grupo AuToCaRaVaNiStA Português
Copyright AuToCaRaVaNiStA - by jbmendes