Portal AuToCaRaVaNiStA - G.A.P. Grupo AuToCaRaVaNiStA Português - O SEU PORTAL DE AUTOCARAVANISMO GRATUÍTO, INDEPENDENTE, SEMPRE CONSIGO.

NOSSA SENHORA DA ASSUNÇÃO - SANTO TIRSO

Apontamento AuToCaRaVaNiStA:

O Santuário de Nossa Senhora da Assunção, fica situado na Freguesia de Monte Córdova, Concelho de Santo Tirso, Distrito do Porto, Portugal.
Concebida pelo arquitecto Korrodi, contruída em 1934 sob a inspiração românica-gótica. Todos os anos se realiza, junto do esplendoroso Santuário, uma romaria em honra da Santa, em 15 de Agosto."
Parque de Lazer de Nossa Senhora da Assunção. Um miradouro para a cidade. Também se pode dizer: Ver Santo Tirso por um canudo.



               HISTÓRIA:
Sobranceiro à cidade de Santo Tirso, o Monte de Nossa Sra. da Assunção, localizado na freguesia de Monte Córdova, possui características paisagísticas de elevado valor e um grande potencial turístico. Apresenta uma área florestal considerável onde subsistem espécies folhosas de interesse relevante. Pela panorâmica excelente que do Monte se avista, pela sua proximidade à cidade e núcleos urbanos limítrofes, e pelas romarias que possui é, desde há muito, local de convívio, encontro, peregrinação e estadia.
A "Sala de Visitas", uma zona da mata bem conservada, "recebe" escolas, associações e outros grupos, que utilizam este espaço para os seus convívios, palestras e verdadeiras lições sobre a Natureza. Aqui encontra-se, pontualmente, um local para os jogos de pista, um rochedo para escaladas e os trilhos para as caminhadas, uma flor, uma bolota...
...Localiza-se no alto do Monte da Assunção, numa área arborizada com uma excelente vista panorâmica sobre a cidade de Santo Tirso. Este templo foi concebido pelo arquitecto Korrodi em 1919 para substituir a Capela Velha. Construção de granito, em estilo neo-românico, de planta cruciforme de acordo com os gostos revivalistas da segunda metade do sé. XIX. Telef. 252898262 Como chegar : Através da A3, se vem do Porto ou Valença, saída para Santo Tirso. Siga a ER.319 em direcção a Paços de Ferreira.

Portal AuToCaRaVaNiStA:
Grupo AuToCaRaVaNiStA Português
Copyright AuToCaRaVaNiStA - by jbmendes