Portal AuToCaRaVaNiStA - G.A.P. Grupo AuToCaRaVaNiStA Português - O SEU PORTAL DE AUTOCARAVANISMO GRATUÍTO, INDEPENDENTE, SEMPRE CONSIGO.

MOSTEIRO BENEDITINO DE SANTO TIRSO - SANTO TIRSO

Apontamento AuToCaRaVaNiStA:


O Mosteiro Beneditino de Santo Tirso, fica situado no Concelho de Santo Tirso, Distrito do Porto, Portugal
O Mosteiro Beneditino de Santo Tirso, pela sua localização junto ao rio, com as suas vistosas cascatas, é sem dúvida o Ex-Libbris desta cidade. Contém um valioso espólio de arte sacra no interior do Mosteiro, e mesmo dentro da igreja. 




              HISTÓRIA:
No mosteiro fundado por D. Unisco Godiniz no ano de 978, na sua Vila de Moreira de Riba d'Ave, está a origem do actual concelho de Santo Tirso. O couto do mosteiro de Santo Tirso, foi instituído em 1097 pelo conde D. Henrique, o qual o doou a Soeiro Mendes da Maia. No ano seguinte o couto foi novamente doado, desta vez ao mosteiro beneditino, cujo abade era D. Gaudemiro. Ao mosteiro pertenceram as terras do couto até ao séc. XIX, quando por decreto de António José Aguiar se deu a expropriação dos bens das ordens religiosas. Em 11 de Maio de 1834, quarenta e seis dias após a retirada dos monges de S. Bento, toma posse a Comissão Municipal interina do futuro concelho de Santo Tirso, a qual fica sediada num dos edifícios do concelho.

O concelho de Santo Tirso é actualmente composto por vinte e quatro freguesias. Em 1833 surge pela primeira vez referida a área pertencente ao futuro concelho de Santo Tirso, a qual correspondia aos limites do antigo couto. Com a vitória dos liberais a e a restruturação administrativa que se realizou em 1834, Santo Tirso tornou-se concelho. Os vestígios arqueológicos encontrados no concelho permitem concluir que estas terras são habitadas desde a Pré-História. Instrumentos de pedra polida encontrados no Monte da Assunção constituem o testemunho mais antigo da ocupação deste território pelo homem. O castro do Monte Padrão e o de Santa Margarida são magníficos exemplos de povoados fortificados, posteriormente romanizados.

O Mosteiro Beneditino, sito na cidade de Santo Tirso, foi fundado no século X. Berço do burgo Tirsense, dinamizou o desenvolvimento de Santo Tirso, até ao seu encerramento em 1834. Na sua arquitectura é digno de realce o projecto de reedificação, da autoria de Frei João Torreano. Actualmente este edifício, classificado em 1910 como Monumento Nacional, reúne três instituições: A Escola Agrícola, a Igreja Paroquial e o O Mosteiro Beneditino, sito na cidade de Santo Tirso, foi fundado no século X. Na freguesia de Roriz localiza-se a Igreja de S. Pedro, exemplar do românico monacal. Construída nos primeiros tempos da nacionalidade, é o que resta do antigo Mosteiro de Roriz. Entre os vários imóveis de interesse público concelhio, salientamos a Capela de Santa Maria de Negrelos, com um fresco do séc. XV; o Mosteiro de Vilarinho, construção do século XI; a Igreja de S. Tomé de Negrelos, cuja abóbada do S. Sacramento se encontra graciosamente trabalhada.

Fonte: www.cm-santotirso.pt

Portal AuToCaRaVaNiStA:
Grupo AuToCaRaVaNistA Português
Copyright AuToCaRaVaNiStA - by jbmendes