Portal AuToCaRaVaNiStA - G.A.P. Grupo AuToCaRaVaNiStA Português - O SEU PORTAL DE AUTOCARAVANISMO GRATUÍTO, INDEPENDENTE, SEMPRE CONSIGO.

VALONGO - AVÍS - PORTALEGRE

Apontamento AuToCaRaVaNiStA:

Valongo é mais uma das pequenas Aldeias Alentejanas pertencente a Avis, não é que tenha algo de muito interessante que nos obrigue a visitá-la, mas, como o meu percurso necessitava de uma paragem para almoço, e não ficava longe da rota traçada, aproveitei para conhecer um pequeno parque de lazer, com água corrente de um fontenário tradicional Alentejano, e de uma árvore centenária, também ela com interesse paisagístico, e com uma forma interessante de se observar. En análise, classifico o parque como descuidado do ponto de vista do asseio, quanto à aldeia, apenas a visitei em Autocaravana, e pelo que visionei, não saliento nada de especial em relação a Patrimonio Histórico.

               História:

Aldeia com raízes históricas remotas, como o testemunham os monumentos megalíticos que se encontram nos arredores da povoação. O branco das casas está envolto num enorme abraço de verde que se estende em seu redor e onde os adeptos da “caça grossa” podem caçar belíssimos exemplares de javalis ou veados. Testemunha da passagem das décadas, a aroeira centenária situada junto da Igreja de Valongo é um dos ex-libris desta pacata localidade. 
Valongo alastra pela envolvente, nos montes que salpicam de branco e de vida o verde da paisagem A freguesia de Valongo, tem cerca de 8.344 hectares e dista cerca de 18 km da vila sede de concelho, Avis. Igreja de Valongo Esta igreja é um monumento simples, rural, situado no extremo da povoação. O templo foi construído no século XIII, apresenta na capela-mor algumas pinturas decorativas interessantes.



  Portal AuToCaRaVaNiStA
Grupo AuToCaRaVaNiStA Português
Copyright AuToCaRaVaNiStA - by jbmendes