Portal AuToCaRaVaNiStA - G.A.P. Grupo AuToCaRaVaNiStA Português - O SEU PORTAL DE AUTOCARAVANISMO GRATUÍTO, INDEPENDENTE, SEMPRE CONSIGO.

GALVEIAS - PONTE DE SÔR


Apontamento AuToCaRaVaNiStA:
Galveias é uma Vila Portuguesa, fica a poucos quilómetros da cidade de Avís, mas pertence já ao Município de Ponte de Sôr, ambos do Distrito de Portalegre. Destaco, as pequenas igrejas e capelas rurais barrocas, dos séculos XVII e XVIII, a Igreja Matriz construída no século XVI, modificada através de diversas obras de restauro. Existem ainda diversos pontos de interesse, sem esquecer o interior do espaço religioso, com diversas obras, como frescos em painéis, e um frontal quinhentista. De visitar também a original Fonte da Vila, que data de 1879, com as suas três bicas: a dos solteiros, a dos casados e a das prenhas.



              HISTÓRIA:
A vila de Galveias é uma importante freguesia do concelho de Ponte de Sor e encontra-se situada na encosta de uma colina fértil, na margem esquerda do rio Sor, distando 12km da sede de concelho. Tem uma longa história, desde que foi concelho independente, até aos dias de hoje. A tradição atribui a sua fundação a Frei Lourenço Afonso, mestre da Ordem de Avis, em 1342. Chamava-se então Vila Nova do Laranjal. A 1 de Janeiro de 1512, a povoação beneficiou do foral de Avis, dado em Santarém por D. Manuel I. Em 1538, D. João III elevou-a à categoria de vila. Em termos eclesiásticos, esta freguesia, foi um priorado da Ordem de Avis, daí resultar a sua riqueza a nível de património religioso. Em termos económicos, a agricultura sempre foi a actividade predominante da população de Galveias. Repare-se, na importância que se confere às laranjas, que afinal estiveram na base do nome inicial da freguesia. Ainda hoje, curiosamente, e num percurso que tem vindo a atravessar os séculos, as laranjas estão associadas a Galveias, a ponto de se encontrarem no seu próprio brasão. É também importante referir o azeite e vinho Marques Ratão, produzidos e comercializados pela Junta de Freguesia de Galveias, que homenageiam esta família que tanto deu a esta freguesia. Em termos culturais, ganha destaque nesta freguesia a Banda de música da Sociedade Filarmónica Galveense. Figuras importantes na história desta freguesia foram os condes das Galveias. Foi primeiro conde deste título D. Dinis de Melo e Castro, em 1691. Houve dez nobres deste título em Galveias, o último do qual morreu em 1940.

Portal AuToCaRaVaNiStA:
Grupo AuToCaRaVaNiStA Português
Copyright AuToCaRaVaNiStA - by jbmendes