Portal AuToCaRaVaNiStA - Grupo AuToCaRaVaNiStA Português - O SEU PORTAL DE AUTOCARAVANISMO INDEPENDENTE SEMPRE CONSIGO.

PONTE DE SÔR - PORTALEGRE


Apontamento AuToCaRaVaNiStA:
Ponte de Sôr, é uma cidade Portuguesa, é Sede de Concelho,
pertencente ao Distrito de Portalegre. Um dos ícones da cidade é a ponte Romana que lhe dá o nome, sem descurar os seus frondosos jardins junto ao rio Sôr, está igualmente bem servida por modernas piscinas, integradas nesse imenso espaço verde que a rodeia, e faz a felicidade dos habitantes, e porque não, dos visitantes de Ponte de Sôr, sobretudo no verão.



               HISTÓRIA:

Ponte de Sôr foi um território importante desde a época romana, estando integrado na terceira via militar romana que de Lisboa se dirigia a Mérida. Parece datar desta altura a fixação do nome da terra, devido à existência de uma ponte, construída por aquele povo, sobre o rio Sor. Terá sido erguida no terceiro milénio depois de Cristo, no tempo do imperador Marco Aurélio Probo, constituindo-se então no maior monumento de toda a estrada romana até Mérida. Tinha dez arcos de volta redonda, muito semelhantes aos da Ponte de Seda, ou Vila Formosa. Apesar de forte, já não existia em 1438, aquando do início da construção das muralhas da vila.


Ponte de Sôr
Segundo alguns autores, aqui se situava a cidade de Matusaro. A nível eclesiástico, Ponte de Sor pertencia à Ordem de Cristo. O território onde está edificada hoje a cidade de Ponte de Sor foi possuído inicialmente pela Ordem dos Templários, que através de várias doações da coroa dominavam territórios que iam até Abrantes. Iria passar para a Ordem de Malta e para a dependência administrativa de Abrantes durante o reinado de D. Afonso IV. Em 1527, segundo o "Cadastro da População do Reino", ordenado por D. João III, Ponte de Sor tinha 27 fogos, a que deveriam corresponder cerca de 100 habitantes. Em finais do século XIX, sensivelmente, iniciava-se a construção da "vila nova", com o alargamento do seu espaço em direcção à estação do comboio.

Fonte: www.cm-pontedesor.pt

Portal AuToCaRaVaNiStA:
Grupo AuToCaRaVaNiStA Português
Copyright AuToCaRaVaNiStA - by jbmendes