Portal AuToCaRaVaNiStA - G.A.P. Grupo AuToCaRaVaNiStA Português - O SEU PORTAL DE AUTOCARAVANISMO GRATUÍTO, INDEPENDENTE, SEMPRE CONSIGO.

ALTER PEDROSO - ALTER DO CHÃO - PORTALEGRE












Apontamento AuToCaRaVaNiStA:

Alter Pedroso, é uma aldeia Portuguesa, fica a cerca de 3 quilómetros da sede de Concelho, da qual é parte integrante de Alter do Chão. Aldeia tipicamente Alentejana, muito pequena, da qual se acede ao pequeno Castelo ou fortificação, em ruínas bastante degradadas, da qual se tem um horizonte do Alentejo até se perder de vista. Está implantado no topo da fortificação um marco geodésico, com a marca em altura de 420,90 m. Uma aldeia com história, e marcas pré-históricas como o Dólmen do Neolítico, situado no percurso para a Aldeia, com mais de 5.000 anos.

                 HISTÓRIA:
O Castelo de Alter Pedroso localiza-se em Alter Pedroso, na vila e Concelho de Alter do Chão, Distrito de Portalegre, em Portugal. A sua construção remonta ao século XIII, tendo sido doado por Afonso III de Portugal (1248-1279) aos cavaleiros da Ordem de Avis. Foi reconstruído por D. Dinis (1279-1325). À época da Guerra da Restauração da independência portuguesa foi surpreendido, em 1662, pelas forças espanholas sob o comando de D. João de Áustria.


Praticamente desguarnecido, caiu, e foi destruído, transformando-se em ruínas. Da primitiva estrutura só resta um portal no estilo gótico, partes de muralha em ruínas e a porta da Capela de São Bento no interior. Estes vestígios foram classificados como Imóvel de Interesse Público por Decreto publicado em 29 de Setembro de 1977. Apresenta planta no formato de um polígono pentagonal.

Fonte: wikipedia.org



Portal AuToCaRaVaNiStA:
Grupo AuToCaRaVaNiStA Português
Copyright AuToCaRaVaNiStA - by jbmendes