Portal AuToCaRaVaNiStA - Grupo AuToCaRaVaNiStA Português - O SEU PORTAL DE AUTOCARAVANISMO INDEPENDENTE SEMPRE CONSIGO.

MONFORTE - PORTALEGRE


Apontamento AuToCaRaVaNiStA:
Monforte é uma Vila Alentejana, pertencente ao Distrito de Portalegre, bastante pacata, sem grandes reboliços, e com muita História para contar. Em poucos metros quadrados de terra no centro da Vila, pode-se encontrar um vasto espólio histórico e paisagistico, digno de ser contemplado. Não existe grande comércio ou negócios com caráter turístico, que em minha opinião, a autarquia não deveria descurar. Destaco para além da paisagem do alto da muralha do Castelo, da qual se pode vislumbrar ao longe, a antiga Villa Lusitano Romana de Torre de Palma, que fica em Vaiamonte Monforte.


Trata-se de uma das maiores e mais importantes estações arqueológicas da época romana e medieval da Península. Da vila dos Basilii, conservam-se os alicerces, arranque das paredes, pavimentos e estruturas que ficavam abaixo do solo. Entre os achados efectuados em escavações arqueológicas destacam-se o mosaico dos cavalos, o mosaico das musas e uma inscrição dedicada a Marte.


Está classificado como Monumento Nacional. numa visão mais aproximada, a Ponte Romana sobre a Ribeira de Monforte, em granito, composta por cinco arcos, fazia parte do sistema viário que ligava Olisipo a Emerita. Num Plano inferior, abaixo da muralha, vê-se a Capela do Senhor da Boa Morte, e mais abaixo, a antiga igreja de S. João Baptista, a restaurada e bonita igreja do Calvário, bem como as ruínas do Convento do Bom Jesus de Monforte. Saliento ainda, que anexa à igreja Matriz, existe uma pequena Capela dos ossos (fechada) apenas com uma pequeníssima abertura por onde se pode espreitar para o seu interior, forrado com ossos e crâneos humanos.


            HISTÓRIA:
Capela dos ossos

Monforte, povoação antiga conquistada aos mouros por D. Afonso
Henriques (1139), recebeu o 1º Foral em 1257 concedido por D. Afonso III , e o 2º em 1512 por D. Manuel I. O Castelo bastante primitivo, foi reconstruído por D. Dinis em 1309. Este Concelho é "rico" em vestígios Pré-Históricos (Antas e Castros), e da Época Romana dos quais se destaca a famosa "Villa" Lusitano-Romana de Torre de Palma (Séc. I a VI D.C.).



Portal AuToCaRaVaNiStA:
Grupo AuToCaRaVaNiStA Português
Copyright AuToCaRaVaNiStA - by jbmendes