Portal AuToCaRaVaNiStA - G.A.P. Grupo AuToCaRaVaNiStA Português - O SEU PORTAL DE AUTOCARAVANISMO GRATUÍTO, INDEPENDENTE, SEMPRE CONSIGO.

MINAS DE REGOUFE - AROUCA


Apontamento AuToCaRaVaNiStA:


MINAS DE REGOUFE:
As Minas de Regoufe ficam situadas na aldeia portuguesa de Regoufe, pertencente ao município de Arouca. Ficam sobranceiras à aldeia do Xisto com o mesmo nome, eram exploradas por Ingleses por altura da 1ª e 2ª Guerra Mundial, onde eram extraídos os minérios de liga dura como o volfrâmio para a produção de armas. Portugal foi o 5º País no Mundo em extração deste minério.



Este complexo mineiro está em total estado de abandono, inclusivamente muita da pedra das construções das casas que serviam de habitação aos trabalhadores das minas, foram roubadas ou desapareceram misteriosamente. Todo o complexo está em total ruína. Eram na
altura um dos maiores empregadores da região e um dos maiores complexos de extração deste minério.



Descrição no site da cm-arouca:

Do subsolo deste lugar e das montanhas que o envolvem foram extraídas e exportadas toneladas de volfrâmio, sobretudo para as forças aliadas e que serviram para o fabrico de material bélico, utilizado, em grande parte, durante a II Guerra Mundial, período durante o qual as minas foram concessionadas a empresários Ingleses que faziam a sua exploração. Trabalharam aqui cerca de 1000 pessoas, oriundas de Valongo, Viseu, etc.

Fonte: www.cm-arouca.pt

            EM AROUCA:
Os autocaravanistas tem a vantagem de poderem fazer as suas visitas ao vasto e valioso território, e no final da tarde recolherem ao centro da Vila de Arouca, mais propriamente no parque da feira, onde existe a Área de Serviço para Autocaravanas, uma parceria do nosso Portal AuToCaRaVaNiStA - Grupo AuToCaRaVaNiStA Português, e a Câmara Municipal de Arouca. Inaugurada em 2014:


Veja as coordenadas GPS em cima, ou na sua globalidade, na nossa Base de Dados aqui neste Portal na barra lateral. Não esqueça também de ler e imprimir para oferecer aos amigos, as nossas Regras de Ouro. O Portal AuToCaRaVaNiStA - Grupo AuToCaRaVaNiStA Português, deseja-lhe uma boa estadia em Arouca, e ótimos passeios.

Portal AuToCaRaVaNiStA
Grupo AuToCaRaVaNiStA Português
Copyright AuToCaRaVaNiStA - by jbmendes