Portal AuToCaRaVaNiStA - Grupo AuToCaRaVaNiStA Português - O SEU PORTAL DE AUTOCARAVANISMO INDEPENDENTE SEMPRE CONSIGO.

ALDEIA DO XISTO DE REGOUFE - AROUCA


Apontamento AuToCaRaVaNiStA:

A Aldeia de Regoufe, pertence ao Concelho de Arouca, Distrito de Aveiro, Portugal. 

Regoufe fica um nível abaixo das minas com o mesmo nome, e que já dei conta aquí noutro post, é uma aldeia tradicionalmente rural e genuína, com gente genuína, que tem o seu gado predominantemente caprino e ovino praticamente em todas as casas, onde os cabritinhos andam livremente pela aldeia enquanto os adultos vão pastar para a serra. Regoufe, uma aldeia perdida no tempo, que mantém ainda intactas as raízes da ruralidade e tradição, que caracterizava Portugal à uns bons cinquenta anos atrás.



Sobre Regoufe e os seus trilhos:
Deixe o carro na entrada da aldeia de Regoufe, porque esta não é transitável. Descubra a aldeia, percorrendo as suas ruas estreitas. Aproveite também para visitar as minas de volfrâmio abandonadas. Para iniciar o percurso terá que atravessar a aldeia até às últimas casas, localizadas na zona oeste, onde irá encontrar um trilho. Siga por ele e um pouco mais à frente encontrará um cruzamento. Vire à esquerda. As grandes lajes que acamam o caminho e que seguem em direcção a Paivô, o lugar de destino, estão profundamente marcadas pelo desgaste das incontáveis passagens dos carros de bois, a lembrar histórias já esquecidas.

Ao fim de cerca de dois quilómetros a ribeira de Regoufe junta-se ao rio Paivô, que irá acompanhá-lo até Covêlo de Paivó. Estas linhas de água marcam fortemente toda a paisagem ao longo do percurso., sulcando um vale de grande beleza. Ao chegar a Covêlo de Paivó poderá passear pela aldeia e, mais tarde, poderá procurar a pequena praia fluvial para um merecido descanso. Para voltar ao ponto de partida é só fazer o mesmo percurso, agora em sentido inverso.

Fonte: www.cm-arouca.pt


EM AROUCA:
Os autocaravanistas tem a vantagem de poderem fazer as suas visitas ao vasto e valioso território, e no final da tarde recolherem ao centro da Vila de Arouca, mais propriamente no parque da feira, onde existe a Área de Serviço para Autocaravanas, uma parceria do nosso Portal AuToCaRaVaNiStA - Grupo AuToCaRaVaNiStA Português, e a Câmara Municipal de Arouca. Inaugurada em 2014: 

Veja as coordenadas GPS em cima, ou na sua globalidade, na nossa Base de Dados aqui neste Portal na barra lateral. Não esqueça também de ler e imprimir para oferecer aos amigos, as nossas Regras de Ouro. O Portal AuToCaRaVaNiStA - Grupo AuToCaRaVaNiStA Português, deseja-lhe uma boa estadia em Arouca, e ótimos passeios.

Portal AuToCaRaVaNiStA
Grupo AuToCaRaVaNiStA Português
Copyright AuToCaRaVaNiStA - by jbmendes