Portal AuToCaRaVaNiStA - Grupo AuToCaRaVaNiStA Português - O SEU PORTAL DE AUTOCARAVANISMO INDEPENDENTE SEMPRE CONSIGO.

ÁGUA FORMOSA - ALDEIA DO XISTO - VILA DE REI


Apontamento AuToCaRaVaNiStA:
A Aldeia do Xisto de Agua Formosa fica situada no Município de Vila de Rei, Distrito de Castelo Branco, Portugal.
É uma das aldeias do xisto mais fantásticas de Portugal. Está ainda em fase de recuperação, feita essencialmente por privados que vão comprando as casas degradadas, e recuperam-lhe a traça original. Pelo que ví, o trabalho está a ser muito bem elaborado pelos adquirentes, e praticamente já não há casas velhas para recuperar para venda.


O acesso não se faz para dentro da aldeia, estacionamentos não há praticamente nada, e para autocaravanas muito menos, para os automóveis existe um pequeno parque no limite da estrada, antes 100m da ponte de acesso pedonal, e encontra-se com barreiras limitadoras de altura, pelo que não devem tentar sequer descer a estrada que tem bastante inclinação e é de difícil tarefa para manobras. Quem tiver autocaravanas grandes tem que deixar uns 300m antes da aldeia, a estrada é estreita e sem saída.



             HISTÓRIA:

Água Formosa é uma localidade típica integrada no Programa das Aldeias do Xisto, sendo a grande maioria das suas casas construídas em xisto, mantendo a traça tradicional de outros tempos.
A 10 km do Centro Geodésico de Portugal, numa encosta soalheira, encontra uma aldeia cujo nome deriva de ali se encontrar uma fonte de Água Formosa. Ainda se encontram evidências das tradições antigas, como os vários fornos a lenha espalhados pela Aldeia; mas também evidências de tradições ligadas à utilização da força da água, num enquadramento natural que evidencia o melhor da relação entre Homem e Natureza.

Esta é uma aldeia que vive de esperança. Tem poucos habitantes residentes, mas a estes têm vindo a juntar-se muitos mais. Vieram atraídos pelo som da água a correr na Ribeira da Galega. Pela sincera simpatia dos vizinhos. Pelo caminho calcetado que conduz à fonte de água puríssima, um antídoto para o calor que também mata a sede de descanso. Experimente ainda atravessar a ponte pedonal sobre a ribeira, recentemente recuperada, para apreciar uma outra perspectiva da aldeia.



Fonte: www.cm-viladerei.pt - www.aldeiasdoxisto.pt

Portal AuToCaRaVaNiStA
Grupo AuToCaRaVaNiStA Português
Copyright AuToCaRaVaNiStA - by jbmendes