Portal AuToCaRaVaNiStA - G.A.P. Grupo AuToCaRaVaNiStA Português - O SEU PORTAL DE AUTOCARAVANISMO GRATUÍTO, INDEPENDENTE, SEMPRE CONSIGO.

S. MARTINHO DO PORTO - ALCOBAÇA - LEIRIA



Apontamento AuToCaRaVaNiStA:


S. Martinho do Porto é uma Vila Portuguesa pertencente ao Concelho de Alcobaça, Distrito de Leiria.

Sobre S. Martinho do Porto, apenas digo que é um excelente local para fazer praia e desportos Náuticos. A boa gastronomia também está presente com bons pratos de peixe.


A vila de S. Martinho do Porto, é a mais famosa e importante estância balnear do Concelho. A sua lindíssima baía, de características únicas no país e na Europa em forma de concha perfeita, conferem-lhe propriedades únicas para utilização balnear e prática de desportos aquáticos.

Local que acolhe bem os autocaravanistas, pelo menos até 2017 não havia qualquer impedimento.


A baía, situada a 19 quilómetros de Alcobaça e a cerca de 100Km de Lisboa, é o último vestígio do antigo golfo que se estendia até Alfeizerão até ao século XVI. Com os seus 3 quilómetros de areal, esta bacia marítima de forma elíptica e águas calmas possui também uma barra com 250 metros de abertura, entre os Morros de Santana a sul e do Farol a norte. A vila de S. Martinho do Porto desenvolve-se em anfiteatro desde a Capela de Sto. António até ao Cais e à praia, seguindo pela Avenida marginal até às dunas de Salir.

Pelas suas características, a baía de São Martinho do Porto foi um dos principais portos do País até finais do século passado, vindo a perder gradualmente a sua importância com o aparecimento dos navios a vapor. Nos dias de hoje trata-se de um importante porto de recreio e centro de recolha de algas submarinas. Em toda a zona é ainda possível observar espécies de aves pouco comuns como andorinhão real, melro azul, peneireiro, rabirruivo, várias espécies de gaivotas, corvos, entre outras.



          LOCALIZAÇÃO:
Os Dinossauros povoaram o Território
A vila São Martinho do Porto está localizada a 19Km da sede de concelho, Alcobaça e a cerca de 100Km da capital, Lisboa. O principal acesso vindo de norte ou sul é a auto-estrada A8, que na zona de Alfeizerão possui uma saída com a indicação de S. M. do Porto. O Acesso pode também ser efectuado através da estrada EN8 e a partir de Alfeizerão através da EN242.

Fonte: www.cm-alcobaca.pt




Portal AuToCaRaVaNiStA
Grupo AuToCaRaVaNiStA Português
Copyright AuToCaRaVaNiStA - by jbmendes