Portal AuToCaRaVaNiStA - G.A.P. Grupo AuToCaRaVaNiStA Português - O SEU PORTAL DE AUTOCARAVANISMO GRATUÍTO, INDEPENDENTE, SEMPRE CONSIGO.

BOBADELA - OLIVEIRA DO HOSPITAL - COIMBRA


Apontamento AuToCaRaVaNiStA:

Bobadela é uma Freguesia Portuguesa pertencente ao município de Oliveira do Hospital, Distrito de Coimbra. Bobadela possui por excelência uma mostra de uma importante cidade Romana, já que pelo espólio encontrado, e existente para apreciação turístico, são mais que evidentes, a ver:
Forum Romano com perspectiva de grandes dimensões pelo que facilmente se consegue antevêr in-loco. Tivemos a oportunidade de têr como cicerone da visita e com explicações detalhadas do Sr Presidente que se encontrava alí, e muito amavelmente nos acompanhou e disse que à 2 dias foram encontradas ali a poucos metros na eira de uma casa que estava a ser intervencionada para reparação de saneamento, mais uns pilares do forum, conforme se pode comprovar pelas fotos tiradas ainda com o espólio a ser desenterrado. O anfiteatro ou arena Romana descoberto recentemente em 1980, foi toda ela intervencionada e está agora fiel ao original, pelo que é digna de ser vista e louvada pela sua reestruturação. Fiquei com a sensação de que toda a área limitrofe será um filão enorme de ruínas romanas, pelo que posso com quase toda a certeza afirmar que haverá também termas e casario Romano espalhado por toda a area central da freguesia de Bobadela. Pena não se poder escavar em redor já que existem casas recentes do seculo passado por todo o lado. Uma pena.


               HISTÓRIA:

A Bobadela é uma particularmente bonita localidade do concelho de Oliveira do Hospital. Os Romanos ergueram aqui um importante centro urbano por volta dos séculos I-IV DC, como provam os significativos vestígios arqueológicos que hoje restam daquela a que na altura chamaram “ Splendissimae Civitati”. Bobadela teve desde tempos romanos, estatuto municipal, cuja primeira carta de foral data de 1256, pelo Rei D. Afonso III, na qual se demarcava o respectivo território. Foi depois um pequeno concelho medieval, tendo-lhe D. Manuel I concedido foral novo a 15 de Outubro de 1513. O concelho de Bobadela foi abolido com a reforma administrativa de 29 de Novembro de 1836, ficando desde então agregado ao de Oliveira do Hospital. O topónimo Bobadela inicialmente sob a forma de Bovedela em documento do século XII, Abovedella em 1211, Bovadella e Abovadela nas inquirições de 1258. Aparecimento do nome "Bobadela": Diz-se que em épocas remotas havia na Bobadela - que ainda não se chamava assim - um homem muito rico, pai de uma única filha. segundo parece, a rapariga era requestada por dois namorados, mas como não estava apaixonada por nenhum não conseguia decidir-se.


O pai, que também não tinha preferência especial por um ou pelo outro, não sabia como aconselhar a rapariga. E assim, se passaram os dias entre visitas de um e visitas de outro, prendas daqui, prendas dali. Um dia, o pai teve uma ideia brilhante, convocou os dois rapazes para uma reunião no solar e, a hora marcada, la se encontraram pela primeira vez, cara a cara, os dois rivais, o velho disse-lhes então: - Já que ambos andam tão empenhados com a minha filha, e ela gosta tanto de um como do outro, vou fazer-vos uma proposta, meus filhos. Há dois trabalhos que e´ urgente fazer-se, colocar a cúpula da igreja e conduzir a agua da levada de S.Romao ate aqui perto da minha casa. agora cada um de vos escolhe o seu trabalho e o que primeiro terminar casar-se-a com a minha filha.



Os rapazes entre olharam-se um pouco espantados, mas já que as condições eram aquelas, não tiveram mais remédio do que escolher cada qual o que fazer. o que escolheu por a cúpula na igreja, sem se saber bem como cumprir a tarefa quase de um dia para o outro e apresentou-se imediatamente no solar. Tal como lhe fora prometido iniciaram-se logo os preparativos para a boda. Mas, nisto apareceu ao longe o outro candidato puxando pela levada de S. Romão tão contente e tão abafado vinha que nem reparou na torre da igreja.




Só quando começou a ouvir risadas, levantou a cabeça e se deu conta de que a povoação inteira e os noivos da varanda do solar, riam desalmadamente do seu esforço e do seu ar estupefacto gritando: "E´ boa bebam dela". Diz-se pois, a lenda que depois deste episódio se deu nome a´ povoação - Bobadela - que anteriormente tinha um outro nome já esquecido de toda a gente.




               Anfiteatro:

Descoberto em 1980, por um grupo de arqueólogos, e´de estrutura simples, constituído por uma arena elipsoidal e terá sido construído no ultimo quartel do século I, e destruído por um incêndio nos finais do século IV, no entanto terá sido abandonado e desactivado antes do incêndio.






   Forum e Arco Romano:
A importância de Bobadela na época romana deduz-se não apenas do arco que se conserva erguido, como dos restos visíveis na povoação e dos vestígios assinalados `a sua volta, com particular destaque para a parte já visível daquilo que terá sido um anfiteatro romano que, segundo sugerem algumas teses cientificas, terá sido destruído por um incêndio no século IV. O simbolo mais notavel da presenca romana e´, efectivamente, o arco que se levanta em frente da igreja, perpendicular `a frontaria desta. compoe-se `a volta do arco de longas aduelas, marcadas com o sinal do forfex. Serve-lhe de pés direitos um muro de silharia rusticada nas faces laterais e dotado de cimalha. Internamente, enconstam-se-lhe um dos pes direitos, cinco portes silhares, de duas colunas ligadas. Ha um silhar junto`a capela de Nossa Senhora da Luz, que lhe tera tambem pertencido.
Fonte: www.juntafreguesiabobadela.webs

Portal AuToCaRaVaNiStA:
Grupo AuToCaRaVaNiStA Português
Copyright AuToCaRaVaNiStA - by jbmendes