Portal AuToCaRaVaNiStA - G.A.P. Grupo AuToCaRaVaNiStA Português - O SEU PORTAL DE AUTOCARAVANISMO GRATUÍTO, INDEPENDENTE, SEMPRE CONSIGO.

COVÕES - CANTANHEDE - COIMBRA


Apontamento AuToCaRaVaNiStA:
Covões, é uma Freguesia Portuguesa pertencente ao Concelho de Cantanhede, Distrito de Coimbra. Covões foi palco de mais uma festa gastronómica dedicada ao tradicional Leitão desta região. O assador era de Covões, e teve a nossa aprovação. Degustamos uma boa dose de feijoada de leitão, e outra de leitão com batata cozida e laranja, o vinho para regar o repasto também ele lá da terra,"Adega Cooperativa de Cantanhede" um maduro Reserva de 97 premium. Por estas paragens diz.se que o tradicional leitão da bairrada nasceu na Freguesia de Covões Concelho de Cantanhede Distrito de Coimbra. Digamos que a gastronomia de Covões é muito boa, melhor ainda acompanhada pelo bom vinho da Região.


HISTÓRIA:

Freguesia de Covões
Freguesia bastante antiga, Covões, segundo alguns autores, deve o seu nome ao facto de se situar numa região de vales pouco profundos que, vistos do horizonte, dão a sensação de pequenas covas (covonnes). São inúmeras as referências a esta freguesia na documentação medieval. Num documento de 14 Dezembro de 1271, era já citado o lugar Môtargado (ou Môtarcado), hoje Monte Arcado, que será a povoação mais antiga da actual freguesia. Seadouro, Espinheira e Covões são também referenciados em documentos do século XIV. Do numeramento populacional de 1527, os povoados de Môtarcado, Covôes e Malhada reuniam já 299 vizinhos. Em relação ao património da freguesia, merece destaque a Igreja matriz, de construção anterior a 1558, com uma torre Sineira inaugurada em 1727.

Esta Igreja possui alguns elementos de grande interesse arquitectónico, com especial realce para a imagem de Santo António, escultura em pedra de Ançã, feita em 1558 por João de Ruão, que custou 2000 réis à Sé de Coimbra, bem como as imagens de S. Brás, S. Sebastião e S. João, todas do século XIV, e ainda alguns retábulos oitocentistas. De salientar também os cruzeiros de Covões e Monte Arcado: o primeiro construído no século XVI e o segundo (antigo pelourinho ?...por se situar no largo contíguo ao "Curral do Concelho"), datado de 1698, tendo sido destruído e posteriormente construído e remodelado em 1940, 1955, 1980 e 1996.

Merece ainda destaque o "Monumento ao Músico", homenagem do povo aos músicos e a todos aqueles que, de alguma forma, estiveram, estão e irão estar ligados à Sociedade Filarmónica local, colectividade fundada em 13 de Junho de 1868.


Fonte: j.f. covões 

Portal AuToCaRaVaNiStA
Grupo AuToCaRaVaNiStA Português
Copyright AuToCaRaVaNiStA - by jbmendes