Portal AuToCaRaVaNiStA - Grupo AuToCaRaVaNiStA Português - O SEU PORTAL DE AUTOCARAVANISMO INDEPENDENTE SEMPRE CONSIGO.

CANTANHEDE - COIMBRA

Apontamento AuToCaRaVaNiStA:
Cantanhede: sabores de terra e mar:
Dividido entre duas regiões naturais, com uma paisagem onde se movimentam gentes de vivências e formas de apropriação do espaço diferenciadas, mas ainda assim com um traço cultural comum, o Concelho de Cantanhede tem para oferecer a quem o visita um universo inesgotável de possibilidades, quer seja no contacto com a natureza quer na convivência com uma realidade socio-cultural característica.

Na Gândara, com um horizonte entrecortado pelas nuances cromáticas do arvoredo e dos milheirais, é possível fruir os magníficos recantos bucólicos da sua imensa área florestal, desfrutar do branco macio dos areais e do cheiro a maresia de praias que conservam intactas as suas tradições de arte xávega, ou apreciar os sabores apaladados da caldeirada, do robalo e da sardinha na telha. Na Bairrada, que tem no leitão assado a melhor iguaria da sua rica tradição gastronómica e no vinho de Cantanhede o mais precioso néctar desta região demarcada, persistem ainda as referências a um amanho cuidado das encostas que fazem parte do nosso imaginário colectivo.

A paisagem urbana, marcada por uma certa dispersão, mantém ainda um traçado onde são visíveis componentes características das ancestrais formas de organização social relacionadas com actividades agrícolas que desde tempos remotos são praticadas no concelho. A este nível, perduram ainda exemplos notáveis da popular casa gândareza, verdadeiro ex-libris da arquitectura tradicional portuguesa, ou das moradias solarengas, com janelas manuelinas triboladas ou de avental recortado, escadas de tradição setecentista e portas decoradas com brasões sabiamente esculpidos. Do ponto de vista do património edificado, um conjunto significativo de igrejas e capelas, apesar da sua arquitectura exterior simples e de linhas sóbrias, conservam no interior inúmeras referências dos estilos manuelino, renascentista e maneirista, também visíveis em alguns elementos das suas fachadas.

Por outro lado, os inúmeros exemplos de estatuária de grande valor artístico e histórico constituem um precioso testemunho da uma actividade escultória praticada no concelho e que remonta a tempos imemoriais, o que não terá sido alheio ao facto de a famosa pedra de Ançã possuir características desde sempre muitos apreciadas pelos escultores nacionais e internacionais. Actualmente, o Concelho dispõe de Postos de Turismo em Cantanhede, Ançã e Varziela (junto à Capela que constitui o único Monumento Nacional Classificado concelhio) e na Praia da Tocha durante a época balnear.
Fonte: www.cm-cantanhede.pt

Portal AuToCaRaVaNiStA
Grupo AuToCaRaVaNiStA Português
Copyright AuToCaRaVaNiStA - by jbmendes