Portal AuToCaRaVaNiStA - G.A.P. Grupo AuToCaRaVaNiStA Português - O SEU PORTAL DE AUTOCARAVANISMO GRATUÍTO, INDEPENDENTE, SEMPRE CONSIGO.

FERRARIA DE S. JOÃO ALDEIA DE XISTO - PENELA


Apontamento AuToCaRaVaNiStA:
A Aldeia de Ferraria de S. João, pertence ao Concelho de Penela, Distrito de Coimbra, Portugal.
Esta Aldeia, está ainda em fase de restauro, a sua população ao que parece, é  ainda totalmente natural daquela aldeia. Não tem muito que apreciar, dado que está ainda muito em ruínas, e em fase de restauro, mas apenas pela curiosidade de vêr in-loco mais esta aldeia, e também para a registar na listagem das aldeias de Xisto da Região Centro. penso que daqui a mais uns anos, esta será mais uma aldeia do xisti interessante para revisitar.
   


Breve nota da Aldeia:

Alcandorada numa crista quartzítica no extremo sul da serra daLousã, tem como ex-líbris os antigos abrigos dos animais. Perto de Casal de S. Simão, esta aldeia tira hoje partido da presença de novos vizinhos para recuperar antigas tradições, festas populares e religiosas, em que todos se envolvem reunindo esforços e participando.



Aqui descobre-se como o xisto e o quartzo se casam numa união tão perfeita que só poderia acontecer em Ferraria de São João. Esta Aldeia do Xisto está próxima de outra, o Casal de S. Simão, à qual se pode ir através de um caminho pedestre de enorme encanto, hoje bastante utilizado por habitantes antigos e mais recentes.


Fonte: www.aldeiasdoxisto.pt



Portal AuToCaRaVaNiStA:
www.autocaravanista.pt.vu - www.grupoautocaravanista.webs.com
Copyright AuToCaRaVaNiStA - by jbmendes