Portal AuToCaRaVaNiStA - G.A.P. Grupo AuToCaRaVaNiStA Português - O SEU PORTAL DE AUTOCARAVANISMO GRATUÍTO, INDEPENDENTE, SEMPRE CONSIGO.

FIGUEIRA - ALDEIA DE XISTO - PROÊNÇA-A-NOVA - C. BRANCO


Apontamento AuToCaRaVaNiStA:
A Aldeia de Figueira, pertence ao Concelho de Proênça-a-Nova, Distrito de castelo Branco, Portugal.
Esta será porventura, e contrariamente à descrição feita pelo prospecto turístico de divulgação, uma das aldeias mais desconhecidas ou a menos propalada das Aldeias de Xisto (minha opinião). Embora fique paralela a uma estrada Nacional e próximo do IC8, a aldeia só se descobre por detráz de um casario já moderno que por obra de outros tempos e outras gentes, permitiram que se construísse prédios de 2 pisos em cimento pintado em frente à muito degradada e original aldeia de xisto.


Esta aldeia é muito peculiar em relação a todas as outras já que as casas para além de estarem muito juntinhas são todas de dimensões muito pequenas. Pena que quase todas estão em muito mau estado. Soubemos que a Câmara Municipal de Proênça-a-Nova comprou a maioria das casas e está já a restaurar uma parte. A casa das artes já está a funcionar e a promovêr a Aldeia, que ainda vive apenas com os habitantes originais. Certamente a médio prazo as casas restauradas irão dar mais vida à aldeia com o Turismo rural já implementado em outras aldeias idênticas. De salientar por último, que existem aldeias práticamente a 100% com ocupação sazonal e turistica, e outras que ainda perservam os seus habitantes originais, mas com o turismo rural a misturar-se com as raízes e as origens do povo nascido e criado nessas aldeia.

Breve apontamento da Aldeia: 
Esta Aldeia é mesmo uma “Aldeia”: dizem-nos Bom-Dia as galinhas nos seus poleiros e as cabras de olhos meigos mas desconfiados; a carroça ainda tem o feno, e a horta está mesmo à mão de semear; o forno comunitário ainda tem o quente aroma do pão acabado de cozer. A envolvência desta Aldeia caracteriza-se pela sua relação ainda muito marcada e activa com o meio rural.
A Aldeia de Figueira, pela sua dimensão, proximidade ao IC8, ao aeródromo de Moitas e à Escola de Pára-quedismo, ao Centro de Ciência Viva da Floresta, à Escola de Equitação (em Sobreira Formosa) e à Praia Fluvial de Fróia, está no centro de uma variada oferta turística.

Fonte: www.aldeiasdoxisto.pt/

Portal AuToCaRaVaNiStA:
Grupo AuToCaRaVaNiStA Português
Copyright AuToCaRaVaNiStA - by jbmendes