Portal AuToCaRaVaNiStA - G.A.P. Grupo AuToCaRaVaNiStA Português - O SEU PORTAL DE AUTOCARAVANISMO GRATUÍTO, INDEPENDENTE, SEMPRE CONSIGO.

GÓIS - COIMBRA


Apontamento AuToCaRaVaNiStA:
Góis é uma Vila Portuguesa, Sede de Concelho, pertencente ao Distrito de Coimbra, Portugal.
Góis Vila natural e histórica, logo à entrada atravessamos a ponte Romana de acesso ao centro, bastante estreito 1 veículo de cada vez, ponte por onde passa o rio Ceira. os arranjos fluviais deram lugar a lugares aprazíveis como praias fluviais com ilhas, e jardins para pic-nics, muito bem arranjados e muito agradáveis para se passar um bons momentos de relax. Bons lugares de estacionamento, podendo ser um pouco isolado para pernoita, aconselha-se talvez optar pela centralidade da Vila.


           
            HISTÓRIA:

Com mais de oito séculos de existência, a Vila de Góis está situada a cerca de 40Km de Coimbra, num vale estreito e profundo, o Vale do Ceira, encravado entre as serras do Carvalhal e do Rabadão.
Cinco freguesias, dispostas em dois conjuntos geográficos distintos, compõem o concelho de Góis. O primeiro, formado pelas freguesias do Colmeal, Vila Nova do Ceira, Góis e Cadafaz, tem no Rio Ceira o seu elemento unificador. A freguesia de Alvares constitui, por seu turno, uma realidade diferente, onde podemos encontrar duas ribeiras, Mega e Sinhel.
Monumentos




No Centro Histórico de Góis encontram-se a fonte do pombal e a cisterna com os azulejos hispano-árabes do séc. XVI. Um pouco mais acima, poderá visitar o conjunto arquitectónico formado pela Igreja Matriz e o túmulo de D. Luís da Silveira1, importante obra renascentista na qual trabalharam artistas como Diogo de Castilho, Filipe Hodart e João de Ruão. Elevando o olhar no salão nobre dos Paços do Concelho2, poderá deslumbrar-se com a beleza dos tectos apainelados e, continuando pela ponte real, também classificada como Imóvel de Interesse Público, encontrará, num nível mais elevado, a Capela do Castelo3. Deste local poderá contemplar uma linda panorâmica da Vila de Góis.


        Tradição e Cultura:
A “Feira da Castanha e do Mel”, realizada a 1 de Novembro, pode ser uma boa data para visitar o concelho de Góis com a variada gama de cores que a chegada do Outono aporta às montanhas.
Para começar, um queijo de cabra ou ovelha com a tão apreciada broa de milho barrada com o delicioso mel de urze DOP4. Não deixe de saborear a sopa de castanhas, o cabrito assado, a chanfana, o bucho recheado e a tibornada, pratos típicos desta região. Para terminar o delicioso arroz doce. Para recordação, poderá levar o bolo doce de Góis ou adquirir amostras do trabalho artesanal das nossas gentes: miniaturas de alfaias agrícolas, casas de xisto ou de cortiços com potinhos de mel no interior. Poderá ainda encontrar trabalhos contemporâneos em lã, bordados e rendas, assim como as belíssimas mantas de retalhos.


           Paraíso Natural:
As montanhas do Penedo de Góis, com os seus 1043 m de altura, são palco privilegiado para a prática de actividades de natureza, desportos aventura e motorizados e da caça e pesca. Com várias concessões de pesca no concelho, a espécie mais procurada é a truta (Salmo trutta).
Os seus rios, de águas puras e cristalinas, oferecem variadas praias e piscinas fluviais onde poderá refrescar-se e contemplar a paz e beleza circundante.
Em redor de Góis, poderá passear por um vale cruzado por pontes centenárias e paisagens onde impera o socalco ou procurar recantos onde o rio salta sobre a majestosa fraga onde se ergue a ermida da Nossa Senhora da Candosa. (In Portugal Turístico, pag 85

Fonte:  www.cm-gois.pt

Portal AuToCaRaVaNiStA
Grupo AuToCaRaVaNiStA Português
Copyright AuToCaRaVaNiStA - by jbmendes