Portal AuToCaRaVaNiStA - G.A.P. Grupo AuToCaRaVaNiStA Português - O SEU PORTAL DE AUTOCARAVANISMO GRATUÍTO, INDEPENDENTE, SEMPRE CONSIGO.

MOSTEIRO DOS JERÓNIMOS - LISBOA


Apontamento AuToCaRaVaNiStA:


O Mosteiro dos Jerónimos, fica situado na Capital de Portugal, na cidade de Lisboa.
O Mosteiro dos Jerónimos é um dos edifícios históricos de Portugal mais emblemáticos, e de maior dimensão. A sua imponência impressiona, e a sua arquitetura é admirável.





Apesar da sua construção estar na origem da paragem das obras de finalização das chamadas torres imperfeitas do Mosteiro da
Batalha, que eu, ainda assim, considero como a obra mais notável da arquitetura de estilo Manuelino em Portugal. Monumento Nacional, Património Mundial. A Visitar.



Não vale a pena bater mais no ceguinho, e trazer para aqui novamente a velha questão da regionalização, porque não tem nada a vêr com o ser anti-centralista, apesar de o ser, mas porque acho efetivamente o Mosteiro da Batalha, a melhor obra prima das construções mais arquitetónicas feitas em Portugal. Só pecou mesmo por ter sido travada a sua conclusão nomeadamente as famosas Torres Imperfeitas, tal como já referi, por ter-se começado as obras do Mosteiro dos Jerónimos em Lisboa.




                 HISTÓRIA:

O Mosteiro dos Jerónimos é um um edifício arquitetónico de Estilo Manuelino, testemunho monumental da riqueza dos Descobrimentos Portugueses. Situa-se em Belém, na cidade de Lisboa, à entrada do Rio Tejo. Constitui o ponto mais alto da arquitectura manuelina Nacional, e o mais notável conjunto monástico do século XVI em Portugal. Destacam-se o seu claustro, completo em 1544, e a Porta Sul, de complexo e desenho geométrico, virada para o rio Tejo.



Os elementos decorativos são repletos de símbolos da arte da navegação e de esculturas de plantas e animais exóticos. O monumento é considerado património mundial pela UNESCO, e foi recentemente eleito como uma das sete maravilhas de Portugal.
As fotos foram as possíveis, através de telemóvel, e tiradas sem flash e discretamente para não perturbar o interior do templo.

Portal AuToCaRaVaNiStA:
Grupo AuToCaRaVaNiStA Português
Copyright AuToCaRaVaNiStA - by jbmendes