Portal AuToCaRaVaNiStA - Grupo AuToCaRaVaNiStA Português - O SEU PORTAL DE AUTOCARAVANISMO INDEPENDENTE SEMPRE CONSIGO.

BARRAGEM DE CASTELO DO BODE - ABRANTES


Apontamento AuToCaRaVaNiStA;

A Albufeira de Castelo do Bode, está situada no Concelho de Abrantes, Distrito de Santarém, Portugal. Com mais de 60 km de extensão é uma das maiores bacias hidrográficas do País, faz parte do riquíssimo património natural do concelho de Abrantes, sendo hoje, um dos maiores atractivos turísticos deste concelho. A profundidade do betão da barragem é impressionante, e a diferença do curso de agua, entre o barramento, e a que sai livre, desperdiçada, faz-nos pensar o quanto útil é barrarmos a agua para uma futura utilização, principalmente quando ela escasseia no verão. Um recurso de enorme mais valia para a humanidade.


Criada no curso do Rio Zêzere e localizada no limite norte do concelho, assume tripla função: de espaço de lazer (possibilitando a prática de desportos, fornecimento de água e produção de energia eléctrica. Quanto à produção de energia eléctrica, saliente-se uma capacidade de armazenagem de 870hm3 e uma produção de 172,2MVA. Envolta por pinhais, a Albufeira é um local agradável e de eleição para o recreio e lazer, proporcionando o contacto com a natureza e a prática de várias actividades, como desportos náuticos (vela, remo, canoagem, kayaks, windsurf), a pesca, natação e navegação.




Com um ecossistema rico, resultante da variada vegetação (pinheiro bravo, eucalipto, medronheiro, urze, oliveiras, entre outras espécies arbóreas) e das excelentes condições de desenvolvimento de espécies piscícolas, transformam este local num verdadeiro paraíso natural. Pode-se ainda avistar variadíssima avifauna característica da região, da qual salientamos o raro noitibó-de-nuca-vermelha, e a cegonha branca, assim como, apreciar a flora. A área de recreio balnear de Aldeia do Mato é uma das assinaladas no Plano de Ordenamento da Albufeira de Castelo do Bode.



Em termos de observação da natureza, não dispõe ainda de um programa organizado, sendo uma vertente que se pretende desenvolver e estruturar, num futuro próximo. Para dinamizar as potencialidades da Albufeira foi criado o Parque Náutico de Recreio e Lazer de Aldeia do Mato, um espaço de lazer composto por uma piscina flutuante, cais de acostagem, equipamento para a prática de desportos náuticos, percursos fluviais e bar. 

Fonte: www.cm-abrantes.pt


Portal AuToCaRaVaNiStA
Grupo AuToCaRaVaNiStA Português
Copyright AuToCaRaVaNiStA - by jbmendes