Portal AuToCaRaVaNiStA - G.A.P. Grupo AuToCaRaVaNiStA Português - O SEU PORTAL DE AUTOCARAVANISMO GRATUÍTO, INDEPENDENTE, SEMPRE CONSIGO.

AVÔ - OLIVEIRA DO HOSPITAL - COIMBRA


Apontamento AuToCaRaVaNiStA:


Salienta-se que esta pequena aldeia de nome Avô, muito simpática, pertencente ao Concelho de Oliveira do Hospital, tem no seu Castelo, ou o que resta dele, a maior referencia histórica da localidade, mandado construir por D. Afonso Henrique, do qual se destaca com maior relevancia a porta de entrada do Castelo, a mais bem conservada deste património de Avô, que diga-se em abono da verdade está bastante destruído e não só por guerras travadas no seu tempo, o vandalismo de hoje ainda destroi mais que em tempo de guerra! (digo eu).



Existe também o Pelourinho, ex-libris da aldeia de AVÔ, bem assim como algumas fontes medievais.De referir também a Capela de Nossa Senhora dos Anjos, que fica abaixo do miradouro "Varandas de Avô" no caminho de acesso à aldeia. De referir também a ponte Romana por onde passa o Rio Alva que faz Foz com o ribeiro que vem de Pomares onde desagua, e no encontro forma uma pequena ilha.Destaca-se ainda em Avô:




        PRAIA FLUVIAL:

A praia fluvial de Avô é a única adequada à prática balnear, e a única do concelho de Oliveira do Hospital que consta da lista oficial de praias classificadas para 2008 publicada a 17 de Junho... ...em Diário da República (DR). Com a designação de Praia de Banhos Fluviais Designada, a praia fluvial de Avô integra um conjunto de 52 congéneres que, de acordo com os ministérios da Defesa e do Ambiente apresentam as características adequadas para a prática balnear. Apesar desta publicação – efectuada há exactamente um mês – em DR, o site da Comissão de Coordenação de Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC) continua a disponibilizar uma lista de Águas Designadas da qual fazem parte as praias fluviais de Avô e Alvôco de Várzeas, cujas águas têm sido alvo de análises periódicas.




Note-se que no ano passado, o laboratório da CCDRC apenas procedia à análise das águas de Alvôco de Várzeas que – à semelhança do que também aconteceu em 2006 – apresentava água de qualidade.
Este ano, a monitorização está a recair em ambas as praias e as análises periódicas a confirmam a “boa” qualidade da água de Alvôco e classificam de “aceitável”a água de Avô.



Tomando por base o resultado das análises, facilmente se constata que o factor “qualidade de água” não foi o que mais pesou na decisão de apenas Avô integrar a lista de praias designadas. “No parecer final, houve outros factores considerados negativos que não o da saúde”, referiu ao correiodabeiraserra.com, a delegada de Saúde do município de Oliveira do Hospital, Guiomar Sarmento, garantindo no entanto que o parecer emitido pela equipa que a acompanha foi positivo para ambos os casos. Na opinião desta especialista em Saúde Pública, quer em Avô, quer em Alvôco de Várzeas corre água de qualidade, mas – como explicou – as entidades responsáveis pela classificação final têm em conta outros aspectos como o espaço envolvente, a qualidade da areia, a existência de infra-estruturas de apoio, entre outros factores.

Fonte: Correio da Beira Serra

Portal AuToCaRaVaNiStA:
Grupo AuToCaRaVaNiStA Português
Copyright AuToCaRaVaNiStA - by jbmendes