Portal AuToCaRaVaNiStA - G.A.P. Grupo AuToCaRaVaNiStA Português - O SEU PORTAL DE AUTOCARAVANISMO GRATUÍTO, INDEPENDENTE, SEMPRE CONSIGO.

GOUVEIA - PORTUGAL











Apontamento AuToCaRaVaNiStA:

Gouveia, é uma cidade Portuguesa situada nas proximidades da Serra da Estrela, pertencente ao Distrito da Guarda. Para além da Igreja Matriz, e dos frondosos jardins, não oferece "turisticamente falando", nada de especial, relativamente a edificação de monumentos históricos. Destaco o parque de estacionamento coberto, propriedade Municipal, gratuito na altura, e muito perto dos Bombeiros. Pernoitamos lá, enquanto cá fora nevava.



            HISTÓRIA:
Diz-se que Gouveia terá sido povoada pelos Túrdulos no século VI a.C. e, posteriormente pelos Luso-Romanos. A rainha D. Teresa doou-a em couto, no ano de 1125, os freires da Ordem de São João de Jerusalém, radicados no Mosteiro de Águas Santas, na Maia. D. Sancho I, ao vê-la abandonada, outorgou-lhe foral em 1186 enchendo de privilégios os seus moradores, tentando desta forma assegurar o seu repovoamento. D. Afonso II renovou-lhe foral em 1217, aumentando-lhe ainda mais as suas ragalias. Recebeu foral novo manuelino em 1510.

Foi senhor de Gouveia D. Manique da Silva, filho dos 4.ºs condes de Portalegre, mordomo-mor de Filipe IV de Espanha, que o fez marquês de Gouveia a 20 de Janeiro de 1625; o 5º marquês deste título, D. José de Mascarenhas, veio a ser o 8º duque de Aveiro tendo morrido executado de um modo cruel em Lisboa a 13 de Janeiro de 1759, e por esse motivo Gouveia foi anexada aos bens da Coroa. Gouveia foi elevada a
cidade por lei de 1 de Fevereiro de 1988.

Fonte: http://wikipedia.org


Portal AuToCaRaVaNiStA:
Grupo AuToCaRaVaNiStA Português
Copyright AuToCaRaVaNiStA - by jbmendes