Portal AuToCaRaVaNiStA - Grupo AuToCaRaVaNiStA Português - O SEU PORTAL DE AUTOCARAVANISMO INDEPENDENTE SEMPRE CONSIGO.

MOURA - ALENTEJO - BEJA



Apontamento AuToCaRaVaNiStA:

Moura é uma cidade portuguesa pertencente ao Distrito de Beja, região do Alentejo e sub-região do Baixo Alentejo.
Moura é limitado a nordeste pelo município de Mourão, a leste por Barrancos, a leste e sul pela Espanha, a sudoeste por Serpa, a oeste pela Vidigueira e a noroeste por Portel e por Reguengos de Monsaraz.
É constituída por 8 Freguesias sendo elas:





S. João Baptista (Moura)
Santo Agostinho (Moura)
Amareleja
Póvoa de São Miguel
Sobral da Adiça
Santo Aleixo da Restauração
Safara
Santo Amador




Gastronomia de Moura: mel, queijo, vinho, azeite, pão e enchidos e, no artesanato, nas áreas do buínho, da cestaria e do ferro forjado.

Festas:

Desde as modas, às feiras grandes de Maio e Setembro, passando pelas festividades religiosas, o concelho de Moura ainda mantêm usos e costumes que remontam a tempos ancestrais. Moura uma cidade com História.



             HISTÓRIA:

A origem de Moura remonta aos tempos pré-históricos. Da Idade do Ferro ( séc. VII a III a.C. ) destaca-se o povoado do Castro da Azougada a 4 km da cidade. Durante a dominação romana ( séc. III a.C. - V d.C. ) a povoação do concelho sofre um forte incremento, traduzido no grande número de explorações agrícolas (villæ). É deste período a velha ponte romana sobre o Brenhas. Moura conhece um período de prosperidade durante a permanência árabe ( séc. VIII - XIII ), sendo ainda hoje visível um conjunto apreciável de legados desta época.


A partir da reconquista cristã ( ca. 1232 ) e posterior integração no reino de Portugal, Moura esteve sempre na linha da frente das sucessivas guerras e quezílias com Castela, sendo uma das praças fortes da zona raiana. Várias vezes ocupada, a vila foi sendo sempre recuperada pela coroa Portuguesa. O Castelo foi reconstruído no inicio do séc. XIV, tendo uma nova cinta de muralhas sido edificada por volta de 1660. A questão das fronteiras perdurou praticamente até aos dias de hoje.




Paradigmático deste estado de coisas é a situação original dos terrenos da Contenda. Esta herdade, actualmente pertença do Município, integrou até 1892 uma área de administração comum, tendo nesta data sido feita a delimitação de fronteiras A data do primeiro foral de Moura não reune a concordância dos entendidos. Certo parece ser a data da confirmação ( 1251 ) no reinado de D. Afonso II. O título de "Notável Vila de Moura" que até hoje permanece nas armas da cidade foi-lhe concedido em 1554, embora já em 1525 D.João III lhe conceda tal distinção.




Portal AuToCaRaVaNiStA:
Grupo AuToCaRaVaNiStA Português
Copyright AuToCaRaVaNiStA - by jbmendes