Portal AuToCaRaVaNiStA - G.A.P. Grupo AuToCaRaVaNiStA Português - O SEU PORTAL DE AUTOCARAVANISMO GRATUÍTO, INDEPENDENTE, SEMPRE CONSIGO.

SENHORA DA OLIVA - SÁTÃO - VISEU











Apontamento AuToCaRaVaNiStA:



Sátão é um Municipio Português, Sede de Concelho, e pertencente ao Distrito de Viseu.

A Senhora da Oliva está integrada numa comunidade rural, a poucos quilómetros do Santuário do Senhor dos Caminhos, que já demos conta aqui, com a etiqueta referente a Satão, e que se aconselha a sua visita pela beleza do seu espaço. Destaque para o Convento, para o Pelourinho, para aTorre de Menagem, e para a Capela. Este é um Território muito fertil em Património Religioso. São vários os Conventos espanhados pela região, assim como Solares, e casas Brasonadas, Pelourinhos, etc.



           HISTÓRIA:
Localizado na vila de Sátão, distrito de Viseu, este templo encontra-se adossado ao antigo Convento de Nossa Senhora da Oliva, estando ladeado por terrenos de cultivo.Com uma arquitetura religiosa maneirista, este convento feminino foi construído em 1633, sendo inaugurado somente sete anos mais tarde, em 1640.
Apresenta uma planta longitudinal, composta e irregular, estando os corpos das capela-mor e sacristia num plano mais recuado.
No interior, a igreja é de nave única e tem um com coro-alto moderno. O telhado na nave é de madeira, sendo constituído por caixotões policromados na capela-mor. No pano do arco triunfal e na capela-mor, encontram-se azulejos de tapete, de várias cores, típicos do séc. XVII.


Portal AuToCaRaVaNiStA:
Grupo AuToCaRaVaNiStA Português
Copyright AuToCaRaVaNiStA - by jbmendes