Portal AuToCaRaVaNiStA - G.A.P. Grupo AuToCaRaVaNiStA Português - O SEU PORTAL DE AUTOCARAVANISMO GRATUÍTO, INDEPENDENTE, SEMPRE CONSIGO.

MIRADOURO DO MOSTEIRO DA SERRA DO PILAR - V. N. DE GAIA


Apontamento AuToCaRaVaNiStA:

A Serra do Pilar está situado no Concelho de V.N. de Gaia, Distrito do Porto, Portugal.
O Miradouro da Serra do Pilar fica situado sobranceiro ao tabuleiro superior da ponte D. Luís, de onde se tem uma das vistas mais magníficas sobre o rio Douro e a cidade do Porto. Para quem visita Gaia em direção à cidade do Porto não pode deixar de visitar este miradouro, penso que já classificado pela UNESCO, a candidatura foi feita em 2011, como um dos miradouros da Humanidade. De referir que o Mosteiro já está classificado desde 1996.






Do Miradouro temos uma vista alargada dos monumentos da zona histórica da cidade do Porto, e de toda a envolvência fluvial, bem como das margens da Ribeira até à Foz do rio Douro. De dia ou de noite, é sem qualquer dúvida uma das mais belas paisagens do mundo.





          HISTÓRIA:


O MOSTEIRO:

O Convento, há muito extinto, foi construído em 1538 pelos mestres Diogo de Castilho e João de Ruão para albergar os Cónegos Regrantes de Santo Agostinho. Ali instalados no século XVI, foi ocupado pelas tropas de Wellington em 1809 quando planeou o ataque contra a cidade do Porto, e ainda hoje é utilizado pelo exército.







A Igreja (classificada Monumento Nacional) do século XVI, curiosa pela sua planta circular, é coberta por uma abóbada hemisférica, rodeada por varandim e rematada por um lanternim.
No interior salientam-se os trabalhos em talha e imagens setecentistas. Conserva um belo claustro (também Monumento Nacional), circular, com 36 capiteis jónicos, exemplar único em Portugal. Do terraço fronteiriço poderá desfrutar de excelentes vistas sobre a zona mais antiga da cidade. Em Dezembro de 1996, o Mosteiro foi classificado pela Unesco como Património Mundial.


Fonte: www.cm-gaia.pt


Portal AuToCaRaVaNiStA
Grupo AuToCaRaVaNiStA Português
Copyright AuToCaRaVaNiStA - by jbmendes