Portal AuToCaRaVaNiStA - Grupo AuToCaRaVaNiStA Português - O SEU PORTAL DE AUTOCARAVANISMO INDEPENDENTE SEMPRE CONSIGO.

VILA-SECA - LA PINEDA - SALOU - TARRAGONA - ESPANHA


Apontamento AuToCaRaVaNiStA:
Vila-Seca é uma zona balnear pertencente a La Pineda, mais conhecida pela denominada Costa Dourada, da bonita e aprazível Região de Salou, Província de Tarragona, Espanha. Toda a costa é muito requisitada, não só pelos Espanhóis, mas por muitos turistas de todo o mundo, que rumam a estas praias nestes meses de calor e férias. Salou, Cambrils, La Pineda, etc. são praias com a água do mar com temperaturas mediterrânicas, que é sinónimo de águas quentes. Tem uma vida noturna bastante intensa, com a gastronomia em relevo, se bem que eu pessoalmente não sou adepto da gastronomia Espanhola.



Estacionamento muito fácil, pode estacionar junto à praia desde que pague a tarifa de parquamento que tem um custo máximo de 4€, para todo o dia, que vai das 8H00 às 20H00, com parque grátis no intervalo, que permite passear à noite, e a pernoita. Tem uma permanência máxima de 48H00, que dá perfeitamente para passar à praia seguinte. Este sistema de parquímetro está perfeitamente adaptado ao estacionamento de qualquer veículo ligeiro, desde que ocupe apenas o seu perímetro de estacionamento. Assim não há discriminação de estacionamento do veículo autocaravana. Em Espanha regra geral, não tivemos nenhum problema, nem em praias, nem em grandes centros urbanos.


              HISTÓRIA:

     COSTA DOURADA:
Vista aérea da Costa Dourada
A Gold Coast é um dos principais destinos turísticos do Mediterrâneo, na Gold Coast, existem muitas opções para todos os visitantes não só pelo seu litoral, mas também pelo seu rico património cultural e histórico, a sua grande variedade de paisagens de lazer de beleza natural para desfrutar dentro das atividades ao ar livre, áreas de grande tradição vinícola, cozinha típica mediterrânica, e uma ampla gama de turismo de saúde e negócios. Cultura, história, natureza e gastronomia são os vértices de uma terra rica e cheia de vida.

O monumental Tarraco, antiga capital do Império Romano na Península Ibérica, foi declarada Património Mundial pela UNESCO em 2000 pela sua riqueza monumental. Também preserva um importante legado medieval com os mosteiros da Cister Rota Santes Creus, e Poblet, esta última declarada Património Mundial pela UNESCO.
A cozinha, na Costa Dourada é uma arte de grande qualidade que sabe combinar com perfeição a diversidade da cozinha mediterrânica, complementada por uma tradição do vinho. 



Tem cinco denominações de origem de vinho, para garantir a qualidade do produto. O Priorat Penedès é o mais conhecido internacionalmente.
A natureza oferece aos visitantes lugares fascinantes. Montanhas de Prades, e Montsant, Parque Natural, dois conjuntos de florestas de montanha mediterrânicas, e variada fauna de grande interesse.






O litoral da Costa Dourada é composto de grandes resorts e pequenas aldeias de pescadores, oferecendo aos visitantes acomodações de qualidade, as atividades da família, desporto náutico .... suplementado com o grande centro de atração, o parque temático PortAventura. Salou fez um compromisso claro de um serviço de qualidade e proximidade, enseadas e praias de areia dourada com águas calmas viraram Salou num dos principais destinos de referência da Costa Dorada. O seu excelente clima, e um compromisso com serviços de qualidade, têm certificado a Costa Dorada como destino de excelência.


As condições excepcionais do porto natural, e do litoral de Salou, marcaram a história do município. A criação da civilização ibérica e romana são as testemunhas míticas do Salauris, identificados historicamente. Qualidade, excelência e respeito pelo meio ambiente, são os padrões com que se trabalha na costa de Salou. Todas as praias de Salou tem o certificado ambiental ISO 14001. Nas praias de Poniente e Levante existe um pavilhão "Q" de Qualidade, concedido pelo Instituto para a Qualidade Turística Espanhola.


              CAMBRILS
Praia de Cambrils - Salou

Cambrils tem uma gastronomia rica e variada, com restaurantes para todos os gostos e orçamentos. As ruas estão cheias de vida com flores penduradas nas varandas. Cambrils é certificada como um destino de turismo de família, que merece a sua visita.




       TORRE OLZINA:

Aspecto do castelo neo-medieval da era do repovoamento cristão de Tarragona. Localizado no norte da actual cidade de Vila-seca.
Torre Olzina, alguns historiadores atribuem as suas origens ao período romano. A Torre é o edifício mais antigo do actual castelo.




ADEGA NOVECENTISTA:
Edifício com três naves retangulares feitas de cantaria. A fachada principal abre um arco semicircular que lhe dá bastante luz.
O projecto foi confiada ao arquitecto Pere Domènechi Roure.
A construção da adega, durou mais de dois anos, e em Setembro de 1920 chegou finalmente o primeiro vagão das colheitas ao novo edifício da adega.

Fonte: La Pineda Platja - Tradução e Revisão: jbmendes



Portal AuToCaRaVaNiStA
Grupo AuToCaRaVaNiStA Português
Copyright AuToCaRaVaNiStA - by jbmendes