Portal AuToCaRaVaNiStA - G.A.P. Grupo AuToCaRaVaNiStA Português - O SEU PORTAL DE AUTOCARAVANISMO GRATUÍTO, INDEPENDENTE, SEMPRE CONSIGO.

VALLADOLID - CASTELA E LEÃO - ESPANHA


Apontamento AuToCaRaVaNiStA:
Valladolid é uma cidade de Espanha, pertencente à Província de Castela e Leão. Destaque para alguns monumentos de interesse, como a sua Catedral, a Igreja de Saint Paul, a Academia de Cavalaria, a Plaza Mayor, a Universidade, o Pavilhão Millenium Dome, que serviu a Expo Zaragosa em 2011, etc. Uma outra curiosidade desta Plaza Mayor, é que foi a primeira com formato retangular em Espanha. Esta curiosidade, vem no seguimento do que temos como referencia das Plazas Mayores de todas as Aldeias, Vilas, ou Cidades de Espanha, e que são todas em formato retangular ou quadradas. Estas zonas são os locais de encontro e convívio das populações. 


Pulperia - Vinoteca - Valladolid
Aqui normalmente estão implantados os restaurantes, bares, e locais de lazer com esplanadas em toda a envolvencia. Um bom ezemplo a seguir por todos os povos e países. Um destaque também à gastronomia, fazendo uma referencia à antiga estação de comboios que foi transformada numa Vinoteca, onde a gastronomia está aqui concentrada. 


Festival del Pulpo Vallodolid Vinoteca

Local de encontro e convívio jovem na cidade. Destaque para obPolvo, as tapas, o jamon e os embutidos, regado por umas boas cervejas, ou um bom copo de vinho. Também aqui o estacionamento é complicado no centro da cidade, e é pago em quase todo o território, com algumas, poucas exceções.



             HISTÓRIA:
Embora não seja uma evidência no Paleolítico, Valladolid não começou por ser um núcleo populacional da Idade Média, o seu nome vem do Árabe Valladolid. Rei Alfonso VI, em 1074, doou a Plaza Mayor ao Conde Pedro Ansúrez , que impulsionou o seu desenvolvimento com base nos privilégios e isenções concedidos pelos reis de Leão e Castela. 
O Conde Ansúrez construiu a Igreja de Antigua , um dos símbolos de Valladolid.


Em 1208, Alfonso VIII, tornou a cidade como o centro cultural de Castilla, experienciando um rápido crescimento, favorecido neste caso por meio de privilégios comerciais concedidos por Fernando III, e os reis Alfonso X. Valladolid recebeu o foral, que deu um grande impulso à rainha e regente Maria de Molina.
Em 1346 a Universidade de Valladolid foi uma das primeiras de Espanha, e foi criada graças à Bula do Papa Clemente VI.
Em 1390 o Tribunal de Castilla estabeleceu-se em Valladolid.


Em 19 de Outubro de 1469 os Reis Católicos celebraram seu casamento secreto em Vivero Palace .
Em 1506 Cristóvão Colombo, morre em Valladolid.
Em 1561 depois de um incêndio que destruiu quase toda a cidade, Felipe II surgiu como a personalidade responsável pela sua reconstrução.



Em 1604, foi publicada a primeira edição de Dom Quixote, em Valladolid.
Em 1606, a capital foi transferida para Madrid . A perda do Tribunal foi uma grande mudança para a cidade que inicia um período de declínio, que não iria se recuperar até o meados do século XIX, apenas atenuados em 1760 com a introdução de oficinas de têxteis, um prelúdio para a industrialização subsequente.



Em 1808 Valladolid foi ocupada pelos Franceses, que escolheram esta cidade para abrigar suas tropas após a sua chegada a Espanha. A cidade foi libertada pelo exército comandado por Wellington em julho 1812.

Foi fundada em 1856 em Valladolid o decano do jornal espanhol " El Norte de Castilla ".



Um dos pratos mais apreciados em ES
A chegada da ferrovia em 1860 , foi um primeiro passo para a industrialização. Naquele ano Valladolid tinha 43,350 habitantes , e desde então o seu crescimento apesar de lento, era constante.
Por volta de 1900 , prosperam fábricas de têxteis, fundições, fábricas de papel e tratamento de algodão, os moínhos e a farinha, que levou a que prosperasse uma classe de pessoas mais ricas, e cujas casas construídas nas ruas de Miguel Iscar e Acera de Recoletos, são os sinais evidentes do seu esplendor. Esta força coincide com Don Miguel Iscar como prefeito , o prefeito mais lembrado pelos vallisoletanos.

Na guerra civil , Valladolid , é um dos 12 centros de levante militar, e foi bombardeado pelo exército republicano .

Após a guerra, o estabelecimento de grandes fábricas, como a Nicas em 1939, a Tafisa, , a Endasa, a Tafisa, especialmente a Fasa Renault em 1953, e a Sava em 1957, que levou Valladolid a um importante crescimento demográfico e urbano.


O forte desenvolvimento da cidade de Valladolid levou-a à maior perda de património urbano da Espanha . Na cidade velha, edifícios antigos, conventos e até palácios renascentistas, foram demolidos para construir blocos de apartamentos que mudaram o centro histórico da cidade.

Hoje é uma cidade moderna de 330.000 habitantes, que olha para o futuro com esperança.

Fonte: www.valladolid.com
Tradução e Arranjos: jbmendes

Portal AuToCaRaVaNiStA
Grupo AuToCaRaVaNiStA Português
Copyright AuToCaRaVaNiStA - by jbmendes