Portal AuToCaRaVaNiStA - Grupo AuToCaRaVaNiStA Português - O SEU PORTAL DE AUTOCARAVANISMO INDEPENDENTE SEMPRE CONSIGO.

PONFERRADA - LEON - ESPANHA


Apontamento AuToCaRaVaNiStA:
A Cidade de Ponferrada, pertence à Região Del Bierzo, Província de Castela y Leon, Espanha.
Uma cidade carregada de História e tradição. Visitamos também algumas das suas mais antigas aldeias situadas em plena serra, com acessos apertados, mas para quem já está habituado, mais centimetro menos centimetro na passagem estreita, ou na altura dos beirais, lá se vai avançando na descoberta e na adrenalina da aventura. 



Quanto à cidade de Ponferrada, existe um parque para autocaravanas muito próximo do centro, e do Casco Histórico, com área de Serviço para Autocaravanas, gratuíto, e fora dos ruídos de transito. Fica nas traseiras do Abrigo para peregrinos a caminho de Santiago. As coordenadas estão numa foto do slide-show. Veja a foto-reportagem, e descubra todas as incidências desta visita.



             HISTÓRIA:
A cidade de Ponferrada tem as suas origens na Idade Média, emergindo como uma solução em torno do Caminho de Santiago.

No final do século XI, o bispo Astorgano Osmundo, ordena a construção de uma ponte sobre o rio Sil para facilitar a passagem para os peregrinos a Compostela.
É o "Pons Ferrata" que da nome a um centro primitivo e sua população, o "Puebla de San Pedro", nome que é dedicado para a sua igreja românica construída no século XII.

O bairro primitivo, junta-se à pequena cidade que o rei de Leão, Fernando II, construído em um promontório rochoso em torno de uma cerca.

Esta exposição será expandida nos séculos seguintes como uma fortaleza dos Templários como uma residência para os monges e outros senhores feudais, sendo o distrito que se estabeleceu como cidade de Ponferrada.



Por volta do ano 1178, através da concessão de Kings of Leon, os Templários estão por todo lado, ao longo do Caminho de Santiago. O Rei Alfonso IX doa terras aos Templários de Ponferrada dando assim autonomia para a vigilancia, com a missão de proteger aqueles que vêm em peregrinação a Compostela, que sofriam muitos abusos cometidos contra eles.



Ponferrada na sua história, dizem as crônicas que os primeiros Templários vieram com o mestre provincial Guido de Garda. e Fray Helias iria ser o primeiro comandante de Ponferrada. São-lhe atribuídos feitos de todos os tipos, incluindo a descoberta da imagem da Virgen de la Encina, padroeira da região de El Bierzo, por volta do ano de 1200, no interior de um carvalho oco.
Com a dissolução da Ordem do Templo, a cidade torna-se importante desde Castela à Galiza. O enclave, passa de posse de famílias diferentes que se estendem e ampliam os seus limites: "Castros e Osorios", principalmente o Conde de Lemos, Pedro Alvarez Osorio.

Ponferrada desenvolve-se como cidade entre o século XVI eo século XVIII, um período em que os edifícios mais singulares e notáveis ​​são construídos.

No início do século XX, a descoberta e exploração de recursos minerais, minério de ferro e carvão, bem como a instalação em 1949 da fábrica térmica de ENDESA, que vai mudar o curso agrícola da cidade com uma rápida decolagem econômica que faz com que se desenvolva o capital da região.

O seu status, centro geográfico do território, faz de Ponferrada o ponto de partida ideal para se tornar numa terra cheia de magia na sua paisagem e história "El Bierzo".

Fonte: Portal de Turismo de Ponferrada

Portal AuToCaRaVaNiStA
Grupo AuToCaRaVaNiStA Português
Copyright AuToCaRaVaNiStA - by jbmendes